23 de maio de 2017

TAG: Habitos de leitura


Hoje é Terça- Feira.
E nas terças, teremos o T de TAG que consiste em colocar aqui, as tag´s na qual eu fui tagueada (ou não).

Em 2014, eu respondi a Tag Liebster Award com 11 perguntas sobre o meu blog pessoal e um pouco da minha história no mundo da blogosfera. A Dani, do blog Sem formol não alisa foi indicada pela Lady Sybylla a responder 11 perguntas sobre os seus hábitos literarios como a Tag Liebster Award. 


1. O hábito de leitura vem de onde?

Olha, esse hábito é tão antigo que eu nem sei ao certo... Eu fui alfabetizada com 7 anos e fui uma das primeiras crianças da classe que conseguia juntar as letrinhas e formular palavras. Desde então, eu adorava ler os autdoor quando eu voltava de carro do trajeto escola para casa mostrando que eu já sabia ler... Desde então: eu leio gibis, revistas e livros... etc

2. Você prefere livros físicos, ebooks, ou os dois?

Eu sou team papel e lombada. Eu gosto do cheiro de livro novo, gosto do amarelado de livro velho. Gosto das texturas, da experiência sensorial. Gosto de ver a estante cheia e de organizar os exemplares por cor, por autor, por gênero…

3. Você tem e-reader?

Não.

4. Qual seu gênero literário preferido?


Cronicas, romances, dramas e biografia.


5. Lê literatura brasileira?


Sim, eu faço questão de ler livros nacionais e de indicar livros nacionais para as pessoas. Sou uma super defensora da literatura brasileira. O nosso mercado editorial esta crescendo cada vez mais...Tem cada vez mais gente lendo, especialmente as crianças e adolescentes. Porém, os preços dos livros nacionais são mais caros que os livros estrangeiros nas livrarias fisicas ou não. Acho importante encontrar um equilíbrio e valorizar nossa literatura também.


6. Gosta de ler resenhas antes de comprar um livro?

As vezes... Geralmente, leio no máximo uma sinopse, a orelha ou a contracapa antes de ler um livro. Gosto muito também de pegar um livro "pela capa" #mejulguem sobre o qual eu não sei absolutamente nada, por exemplo, e me jogar sem saber o que esperar. Também costumo ler resenhas para ver as fotografias e ver a "qualidade" do livro... 


7. Qual sua série literária favorita?


Não costumo ler séries literárias. Confesso que rola uma preguiça de ler tantos volumes.

8. Lê, em média, quantos livros por mês?


Eu leio em média dois livros por mês. Confesso que ando um pouco preguiçosa para a leitura (recém formada né?).


9. Tem preconceito com algum gênero literário? Por quê?


Não deveria, mas tenho. A faculdade de Psicologia reforçou o meu preconceito com livros motivacionais e de auto-ajuda... Livros biograficos de pessoas que tem menos de 30 anos (youtubers...) que não tem uma história de vida realmente fascinante.

10. Compra livros online ou prefere ir à livraria?

Prefiro ir à livraria... As livrarias mais conhecidas ficam dentro dos shopping´s (Livraria Catarinense, Saraiva e Nobel) os preços costumam variar de uma livraria para outra e cada dia abre um Sebo novo.... Aqui na minha cidade, tem livrarias mais especificas: existem livrarias evangélicas, livrarias espíritas e livrarias católicas. 

Florianópolis, é uma cidade complicada para quem ama arte. Tem teatro, cinema museu, música etc. Porém, a cultura é para elite $$$$ Eu vou nas livrarias aqui da minha cidade... Eu gosto do cheiro de livro novo, gosto do amarelado de livro velho. Gosto das texturas, da experiência sensorial...


11. Autor ou autora da qual você não perde um livro sequer? 

Depois de ler o Livro A Culpa das Estrelas do autor Jonh Green e ter simplesmente amado a leitura eu fui lendo praticamente TODOS os livros desse mesmo autor. 


ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também (principalmente no Snap!!):


16 comentários

  1. Muito legal essa tag, eu nunca tinha lido. Eu gostei das suas respostas, acho que em alguns pontos somos parecidas, principalmente na questão da capa do livro.rsrs Só que eu pego e leio a sinopse depois, aí decido se vou comprar ou não, mas que capa chama atenção ah isso chama.rsrs
    BjsSimplesmente Ciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Milla! Adorei essa tag, acho que nunca tinha visto ela num blog. Me identifiquei bastante contigo, também cultivo o hábito pela leitura desde a infância, gosto bastante de literatura brasileira (sou apaixonada por Machado de Assis e José de Alencar) e a faculdade de psicologia também me trouxe esse preconceito com livros de autoajuda, hahaah.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
  3. Amei a tag, não sou uma pessoa mais apaixonada por leitura, mas me encanto demais por livros. Tenho alguns, mas a maioria pego emprestado para ler. Você é das minhas, livro tem que ser físico, nada de livro digital. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha visto um Tag sobre leitura, adorei saber um pouco mais sobre outra pessoa que alem de mim ama o cheiro do livro novo, meu marido fala que sou maluca.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo leituara, amo livros mais no momento com meu estagio estou muito ocupada não consigo ler um bom livro. Mais gostei da sua tag.
    Sucesso linda!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa TAG. Também amo ler e gosto bastante desse tipo de tag. Vou tentar responder no meu blog. (:

    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem? Depois de ler suas resposta pude ver o quanto somos parecidas. Também , acho importante dar valor aos escritores brasileiros, pois eles são tao capazes quantos os de fora. Assim como, compartilho do seu "preconceito" com biografias de pessoas jovens demais.

    Beijos e ate logo - Meio Assimétrica

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso comentar o fato de você ser formada em Psicologia (eu também sou, próximo ano completo 5 aninhos de formação <3). E concordo com você em relação aos livros de auto-ajuda, também não consigo lê-los, me soam tão absurdos, que é impossível conseguir chegar até o fim.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila, tudo bem? Precisei rir quando li que tem preguiça de ler séries completas. Engraçado né, HP tem o que 7 ou 8 filmes? Conseguimos assistir todos, mas quando são livros é estranho ler tantos sobre a "mesma coisa". Crepúsculo li somente o primeiro, depois assisti os filmes rs Gostei muito da tag bem legal as respostas. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Ameeei a tag hahahha Vou responder no meu blog!

    Eu tive que aderir aos ebooks porque não tenho mais onde por livro. Moro em apartamento, ai já viU! Arrumei até espaço no guarda roupa (para surto de minha mãe)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nossa, concordo totalmente com você: eu não deveria, mas tenho muitoo preconceito com livros motivacionais (acho verdadeiros caça-níqueis) e biografias de gente que simplesmente não fez nada importante na vida. Eu não sei se faculdade tem alguma coisa a ver com isso, mas eu curso Letras kkkk.
    E eu amooo séries literárias, apesar de amar livros únicos também, e apesar de adorar livro físico e ter uma coleção deles também defendo muito os e-books, rs.

    Adorei conhecer suas respostas! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ah que demais essa tag, adorei as suas respostas! Também sou uma super incentivadora da literatura nacional e sempre que posso estou indicando no blog. Sou team livro físico também haha amo o cheirinho de livro, novo ou velho. AMO o John Green e não curto muito auto ajuda também haha
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  13. Mesmo não sendo uma fanática leitora adoro livros, ler resenhas, passear em livrarias (sebos e feiras também) e ter a "experiência sensorial" (como tu disse), o cheiro... hummm
    Séries literárias me dão preguiça, assim como livros que já viraram filme (mesmo sabendo que a maioria dos livros é mil vezes melhor... hahaha) e como não tenho o "hábito" (apesar de gostar de ler) e nem dinheiro, acabo não tendo nenhum preferido, nem autor(a) nem estilo. Mas infelizmente esses "novos autores" que estão surgindo não me chamam a atenção.
    Adorei a tag e tuas respostas.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! Gostei das respostas e senti sinceridade. Tenho uma filha e quando ela era criança, nosso divertimento de sábado a tarde era ir com ela à livraria. Mantivemos esse hábito por alguns anos e ela se tornou uma leitora voraz. Só diminuiu o ritmo quando iniciou na faculdade, porque agora tem que ler muitos livros técnicos.

    ResponderExcluir
  15. acho que não é só em floripa isso, todo lugar o que é chamado de cultura é mais pra elite. mas na real, cultura é tudo aquilo que faz um povo, então tem cultura sim em locais mais humildes, só que não é reconhecida como cultura... muito ruim isso!

    tbm tenho preconceitos, esses de auto-ajuda... não... simplesmente não. e romance. nem filme romantico eu gosto. dá nos nervos!!!

    eu não tenho time não, gosto muito de livros físicos, nunca os abandonaria, mas reconheço a comodidade do e-book. alguns (alguns poucos, por que não tem muita diferença de preço num fisico e no e-book) são mais em conta, é mais leve pra carregar na bolsa/mochila e tbm numa viajem... enfim, os dois se complementam!!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei super dessa tag e gostaria de um dia fazer no meu blog. Me identifico com
    Você também sou do TeamPaper #TeamLivraria não gosto de e-books prefiro o cheio que
    Aliás é MARAVILHOSO!!
    http://omisterionaproximapagina.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall