26 de outubro de 2014

Livros: Edição Econômica X Edição Normal?

Não lembro ao certo, quando o primeiro livreto da Avon veio parar em minhas mãos mas, sempre fui uma compradora assídua de pelo menos um produto por mês... Na versão "moda e casa" é que vinham a maioria das minhas compras. Já comprei desde: CDs, produtos de papelaria e dois aparadores de livros que acabou vindo somente um...

Quando a Avon começou a vender livros em seus catálogos Moda & Casa fiquei contente principalmente pelas facilidade que é receber em casa os livros desejados e o preço acessível e mais barato que nas livrarias físicas. A minha primeira compra de livros no catalogo foi "desastrosa" o livro veio em formato pockets ou livros de bolso... Lembro que nem cheguei a ler esse livro tamanho a minha frustração. Na primeira oportunidade eu troquei o livro no sebo da minha cidade.

Semana retrasada o mesmo livreto da Avon passou pelas minhas mãos e como quem não quer nada comecei a folhea-lo até chegar na pagina de livros e vi uma promoção pedi a coleção Os heróis do olimpo (4 livros) (que chegaram no mês de novembro) mesmo que a expressão " Edição Econômica" tivesse me incomodado um pouco.

Essa semana minha mãe me fez um surpresa. Ela fez um pedido do livro O menino do pijama listrado na revista da Avon e veio em formato de "edição econômica" e pude verificar a diferença de um livro de edição normal e fotografa-lo do modo que chegou em minhas mãos.
Veio lindamente embalado...


Qual a diferença da Edição Econômica para a Normal? 


Por ter tido aquela primeira experiência com o "livro de bolso" achei que a econômica seriam livros nesse formato ou pior ainda que seriam livros resumidos. Ledo engano, nas minhas pesquisas pelo Google descobri algumas informações que, explica de uma maneira mais didática sobre essas duas edições e acabei escrevendo aqui com as minhas impressões. 

Em primeiro lugar a edição econômica NÃO torna um livro reduzido (Ufa!) e nem em formato de Pocket, porém existem algumas diferenças que divide a opinião dos leitores/colecionadores a respeito de ter ou não livros desse tipo. 

1 – A Folha 

Nos exemplares comuns geralmente as folhas são amareladas e na econômica são brancas. Até aí problema nenhum. Porém, as folhas são mais finas (econômica) e é aí que mora o problema. Alguns leitores não gostam porque elas ficam um pouco transparentes dando pra ver o sombreado das letras da outra página e isso pode dificultar um pouco a leitura. 

Obs.: Livros originais podem vir com folhas brancas. Nada impede isso! ^^ 

2 – A Capa 

Nos livros de edições comuns geralmente as capas são foscas e algumas vem com relevos, já nas econômicas as capas são brilhosas e não tem relevo. Além disso, elas são um pouco mais finas. Há quem diga que são melhores para a conservação do livro, porém nisso também há controvérsia. 

3 – Orelhas 

Nas edições comuns os livros possuem orelhas, nas edições econômicas infelizmente não. Acho que eu sou a única pessoa da fase da terra que não gosta muito das orelhas do livro e quando algumas pessoas as usam como marcadores de páginas então? chega a me dar um tique nervoso... 

4 – Diagramação 

Margem, tipo de letra, tamanho da fonte… Nas edições comuns a diagramação é a original, já na econômica a diagramação pode mudar. Em alguns casos há alteração no espaço da margem, no tamanho da fonte, etc., fazendo com que a quantidade de páginas mude em relação ao original, porém o conteúdo é o mesmo.

Observar o tamanho do livro se você  gosta coloca-los na estante não fica muito bacana um livro desproporcional aos outros livros da sua estante.

7 comentários

  1. Gostei muito do seu post que tem formato de artigo, fiquei feliz em ler o que escreveu pois acho sinceramente que o preconceito é que afasta as pessoas das edições econômicas, principalmente agora que ter livros chiquérrimos na estante virou modinha, já comprei livros vendidos na AVON e não me arrependi, a única frustração é que as vezes esgota e não chega. Realmente os livros são bem mais baratos.

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim descobri um texto que fala sobre isso!
    A maioria dos meus livros são na versão econômica, por causa do 'pequeno' fato de que na minha cidade não tem livraria, e muitos amigos meu tem preconceito com isso. Mas eu sempre acabo dizendo que não importa se o livro é barato ou não. É até melhor, ocupa menos espaço na estante, e sobra dinheiro para comprar mais! ^^

    ResponderExcluir
  3. Moça! Muito obrigada mesmo! Tinha essa dúvida há séculos, e já deixei de comprar livos da avon temendo perder detalhes da história!
    Que alívio! Agora posso comprar a vontade hehe

    ResponderExcluir
  4. Não me incomodo com livros pockets, alguns acho até mais bonitos do que os normais. Tenhos uns do Caio Fernando Abreu que ficaram fofos em tamanho "mini".
    Fora que o preço muitas vezes compensa MUITO. A única coisa que não gosto é das capas que não vem iguais os originais, de resto, eu curto :)
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu também fiquei super empolgado quando descobri que a Avon vendia livros no catálogo moda e casa, resolvi comprar Will e Will, e fui percebendo que estes livros diferem dos originais em questão de ser mais econômico, tanto no matérial do livro, na impressão, como também no bolso! Minha impressão que eu gostaria de deixar aqui sobre eles é que, sobre o material da capa ser mais fino, isso acaba o desgastando, com o tempo, fazendo que logo fique como se estivesse "contraindo" e mostrando aqueles negócinhos brancos, uma coisa chata, pois isso compromete a conservação do livro, ainda na capa, sobre o tal brilho delas; existe sim! E parando pra analísar, é mais um ponto negativo, por exemplo; a facilidade de arranhamento no material da capa é maior, como já sabemos, e quando a luz bate na capa dá para ver bem aqueles arranhões que fazem doer o coração. As folhas; não tenho muitos problemas com a cor branca, una dizem que a amarelada é melhor pois tem um certo conforto para a visão quando se ler. Na font da versão econômica a impressão é visívelmente ruim, podendo até fazer as palavras virem imcompletas, como "meio apagadas", comprometendo o entendimento da leitura. Enfim, eu não tenho nada contra essas versões, até porque, mesmo com esses negativos, não deixa de ser uma boa quando se está sem grana para investir num nelhor, não mata ninguém, vai! Mas claro, é melhor pagar mais por um que vai estar bem mais conservado e que satisfaça no geral. :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, olha realmente a algumas diferenças entre as versões econômicas e normais, mas do meu ponto de vista são poucas, pra mim o que importa é a qualidade do que é abordado durante o livro e não sua beleza por fora, claro que quanto mais bonito melhor, mas o que importa mesmo é o conteúdo, o tamanho pra mim não é tão problema assim, até porque possuo algumas edições econômicas e outras normais que são do mesmo tamanho então da pra nivelar. Preciso confessar que as Edições Econômicas da DarkSide Books é de nível Edição Normal, não dá pra ver tanta diferença de tão bem feito é as edições.

    Abraços,
    Gabriel Lucas | Blog Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante o Post, escrevi um livro e quero fazer eu mesmo tudo para que o livro atenda às pessoas com poucos recursos, mas preciso saber qual o formato fica mais em conta para melhor aproveitamento da folha com um todo, como o que vi no livro citado, 13,5 por 20,5. se alguém tiver essa informação eu agradeço, Cássio, cassioauditor@hotmail.com, grato

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall