16 de agosto de 2021

BEDA #16- CANÇÃO DE SEGUNDA: O Segundo Sol - Nando Reis



José Fernando Gomes dos Reis, conhecido artisticamente como Nando Reis é ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais.

 

Nando Reis, ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, compondo sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada Marisa Monte), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller;




O título dessa canção, logo a principio, leva ao questionamento do que seria verdadeiramente o segundo sol. O princípio do relativismo, caracteriza-se por afirmar que em certas áreas a verdade é relativa a um certo ponto de vista, quer seja do singular quer seja do plural, ( Nogueira e Paulo Gadelha, 2003), ou seja, o que para uma pessoa significa verdade, para outra pode não ser. E o Segundo sol seria justamente a transformação de conceitos, o surgimento de novas opiniões, sejam elas neste caso, referentes ao amor ou não.

A primeira estrofe da música retrata:

“Quando o segundo sol chegar, para realinhar as órbitas dos planetas, derrubando com assombro exemplar, o que os astrônomos diriam se tratar, de um outro cometa”



Primeiramente, nota-se que Nando Reis refere-se à um acontecimento cósmico, entretanto, implicitamente esta estrofe remede a ideia de que a chegada do Segundo Sol, uma nova verdade, desconstruiria antigos conceitos, levando a formulação de novas opiniões. 


Logo em seguida, têm-se o seguinte:

“Não digo que não me surpreendi, antes que eu visse você disse, e eu não pude acreditar, mas você pode ter certeza, de que seu telefone irá tocar, em sua nova casa, que abriga agora a trilha, incluída nessa minha conversão”



Nessa estrofe percebe-se que a nova verdade que chega, causa surpresa promovendo a conversão, que neste caso seria a transição de conceitos.


O Segundo Sol finaliza-se com a seguinte estrofe:

“Eu só queria te contar, que eu fui lá fora e vi dois sóis num dia e a vida que ardia sem explicação. Explicação, não tem explicação”.


Essa última, porém não menos importante estrofe, mostra que uma pessoa está sujeita a deparar-se com “dois sóis”, ou seja, com mais de uma verdade. A verdade que prevalecerá, será a que tal pessoa achar mais conveniente acreditar, mostrando que, em determinadas circunstâncias, os acontecimentos não são explicados, por não ser possível ou por não merecerem esclarecimento. Sendo assim, a música “O Segundo Sol”, de Nando Reis, popularmente conhecida na voz de Cássia Eller, é resultado de uma combinação harmoniosa entre uma melodia suave e uma estética musical digna de ser apreciada por todos que tenham bom gosto com relação à música.

Os apreciadores dessa canção são submetidos as mais variadas sensações, desde o relaxamento à empolgação, transmitindo a mensagem de que os seres humanos estão propícios a aceitarem como verdade aquilo que lhes convêm. Desse modo o segundo sol, segue como um termo que refere-se a qualquer assunto, desde que este proponha o recomeço. Seria então a transição de conceitos e as constantes e incessantes mudanças de opiniões, deixando um espaço aberto para as mais diversificadas interpretações.

                             





Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 
Estarei comentando com vocês sobre o BEDA 


24 comentários

  1. Eu amo essa música tanto, tanto!
    Tive uma época muito viciada em Nando Reis e Os Infernais e essa sempre foi uma das minhas favoritas, o que não era pouco, acho maravilhoso como cada partezinha dela pode dar às pessoas suas própria interpretação e mais: isso vai mudando muito ao longo dos tempos!

    ResponderExcluir
  2. CAAAAAMY LACROU AMOOOOO <3
    Nando Reis
    Muuuuito bom gostoooo

    www.modecrownblog.com

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu morria e não sabia que ele já namorou a Marisa :o Adoooro essa música! beijos!!

    ResponderExcluir
  4. O fato dele ter namorado a Marisa foi nova para mim
    Eu fiquei apaixonada pelo seu post, ia te perguntar se estudava psicologia e espiei no sobre rs. Um post rico deste tinha que ser escrito por quem entende né?
    Adorei

    ResponderExcluir
  5. Eu amo essa música! Mas não sou muito ligada nas musicas dele não, ouço bem poucas.
    Amei demais esse post, você escreveu tão bem sobre a música em si, eu não costumo ver posts assim por essa blogosfera de meu deus, gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito dessa música e achei o máximo a análise das estrofes.
    Post diferente e muito interessante.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
  7. Menina, que incrível! Eu adoro o Nando e amo essa música, mas nunca tinha percebido esse segundo olhar sobre a música, gostei demais <3

    ResponderExcluir
  8. Adooorei esse post, super explicadinho. Eu amo essa música, é linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal esse post, nunca entendi musicas nacionais, por isso não gosto muito, mas você explicou de uma maneira que deu pra entender bem haha
    Adorei!!

    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  10. Que bacana a análise que você fez da música! Sou apaixonada pelas músicas dele, a minha preferida é Por onde andei *-*
    Essa música que você citou é linda e me traz boas lembranças, foi a música que escolhi para cantar pela primeira vez num festival de música <3
    Gostei muito do post e obrigada pela lembrança!
    Beijos
    http://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bacana a análise. Gosto da musica, porém nunca havia tido ou lido uma percepção como esta. Gostei bastante!!❤ E, nossa, eu não sabia que ele e Marisa tiveram um relacionamento. Haha enfim, beijos!*-*

    ResponderExcluir
  12. adoro quando as pessoas fazem análises assim de música que, pra muitos, são só amo toados de palavras <3
    apesar de não ser ser a minha música preferida, eu gosto de ouvir e relaxar com ela :)
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa faziam séculos que eu não escutava essa música! <3
    Ficou bem interessante sua interpretação da música, nunca tinha parado pra pensar dessa forma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito dessa música, mesmo não sendo muito fã do Nando. Acho a versão da Cássia muito bonita e até melhor do que a original :)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  15. Fazia muito tempo que eu não ouvia essa música, mds, hehe. Eu curto bastante a voz da Cássia Eller.. E puxa, realmente nunca tinha pensado por esse lado a letra, afinal é difícil, a gente parar para analisar criticamente as músicas, pois geralmente só curtimos e tals. Gostei bastante da sua ótica :) Enquanto lia o post, fiquei ouvindo e bateu uma nostalgia forte hehe xD
    Beijinhos com amor :33
    Pequeno Mundo de Sarah

    ResponderExcluir
  16. Bem momento nostalgia! Ouvido a música na voz da saudosa Cassia Eller e lendo seu post, realmente s letra fala demais por si só nem precisaria de melodia para que ela entre dentro de nós e nos faça pensar e refletir, adorei seu post e sua visão sobre a música

    ResponderExcluir
  17. Amo essa música, amo o Nando Reis e amo a Cassia Eller hahaah
    Muito legal a análise da música, nunca tinha pensado nela sobre essa perspectiva.

    ResponderExcluir
  18. Amo essa musica! O nando é sensacional, gosto muito

    ResponderExcluir
  19. Não sabia nem que o Nano era compositor de Diariamente (amo essa música), nem que era ex da Marisa (amo essa mulher) kkkkkk cara, que reflexivo, nunca tinha pensado em analisar essa música dessa forma, amei saber essas coisas que não aprendi sozinha, muito amor.

    Peixinhos,
    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nando** meu "D" está com problema :\

    ResponderExcluir
  21. Nossa, achei incrível e original você fazer a análise dessas estrofes! Essa música é linda demais, desde a letras à melodia e arranjos. As músicas de Nando Reis cantadas pela Cassia são meu xodozinho <3 Eu não sabia que Nando é es da Marisa Monte, que babadoooooooooooo hahahaha (babado velho pq pelo visto tô atrasada né mas ok kkk)

    Mas sério mesmo, amei esse formato de post e já estou esperando o próximo assim, viu?

    Beijos! <3

    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
  22. Essa música sempre me transmite uma mensagem tão boa e gostosa. E sua análise dela foi riquíssima. A verdade sempre tem, pelo menos mais de um lado e, o modo como Nando Reis escolheu para tratar disso foi fenomenal, é como contar uma história e esperar que as pessoas entendam o recado subtendido, aquele que não foi escrito com todas as palavras. As melhores músicas sempre vem conjuntamente vestidas da melodia bonita e das palavras bem trabalhadas e essa ainda veio abrilhantada na voz de Cássia.
    Estou adorando conhecer mais seus posts!!!
    xoxo

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Amo essa música. Adorei sua análise dessa canção😊
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall