“Uma noite longa, para uma vida curta,
mas já não me importa,
basta poder te ajudar!”
Os Paralamas do Sucesso é uma das maiores bandas de rock nacional. A banda é conhecidapor fazerem músicas agitadas, mas a capacidade de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone é tão grande, que músicas mais calmas e lentas são feitas e tocadas de forma primorosa, Lanterna dos Afogados é um exemplo, uma música triste, que se tornou o hino paralâmico.
Em uma entrevista a revista Vinho Magazine, Herbert declarou que a música surgiu em 10 minutos, enquanto andava de moto com sua namorada.
“Certa vez, saí com minha namorada para jantar. Sentei na moto, ela começou a conversar, mas pedi que ela não falasse mais nada, porque estava com a melodia e a letra na cabeça. Quando chegamos ao restaurante, em Ipanema, o garçom veio saber o nosso pedido. ‘Papel e caneta, rápido’, foi o que eu pedi. Naqueles dez minutos de moto, da minha casa até o restaurante a música foi composta”, disse o compositor.
A letra fala sobre as mulheres dos pescadores que saem para pescar e nem sempre voltam para casa. O risco é frequente e as mulheres ficam aflitas, rezando e torcendo para que possa ver seu marido de novo. Para essas mulheres a noite é longa e , mesmo sabendo que todos os dias é a mesma rotina, o medo sempre está presente. Essas mulheres ficam nos faróis, esperando seus maridos.
O nome Lanterna dos Afogados vem de um capítulo do livro “Jubiabá”, de Jorge Amado. O capítulo retrata o bar Cais do porto, onde as mulheres dos pescadores esperavam os seus maridos com lanternas, para ajudá-los a achar o caminho certo. A letra é real e retrata a vida de muitas pessoas, somente gênios do nível de Herbert Vianna conseguiria escrever a história em apenas dez minutos.
Lanterna Dos Afogados
Compositores: Herbert Lemos De Souza Vianna
Quando está escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar
Há uma luz no túnel
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar
Eu estou na Lanterna dos Afogados
Eu estou te esperando
Vê se não vai demorar
Uma noite longa
Pruma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mas ainda sei me virar
Eu tou na Lanterna dos Afogados
Eu tô te esperando
Foi impossível não ler o título do post e não começar a cantarolar 'Quando está escuro e ninguém te ouve há uma luz no túnel..." Porque sim, eu amo Paralamas!!! <3 eheheh
ResponderExcluirEu tô passada em saber que ele criou tudo em 10 minutos! ahahah A música é linda e achei incrível a história que ela carrega, se eu já a apreciava, agora ainda mais! <3
xoxo
Rê
Nunca entendi o significado dessa música até agora. Ela me passa uma paz enorme.
ResponderExcluirMuito legal você trazer esse significado tão vivido e verdadeiro de uma música pra nós por meio do seu blog.
Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br