24 de setembro de 2021

Resenha: A fantástica viagem do Pequeno Cidadão


Sinopse: O Pequeno Cidadão nasceu em 2009, num CD gravado por Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antônio Pinto, quatro pais corujas e seus filhos queridos, só com músicas para crianças. Inspirada pelas letras das músicas, Januária Alves criou o Pequeno Cidadão – um menino muito esperto, inteligente e curioso. Já nasceu com 7 anos e saiu direto de dentro de um CD cheio de músicas divertidas para as páginas deste livro que você vai ler. Acompanhado de seus amigos, o pássaro uirapuru Tangará, o sapo-boi Coach, a boneca Susi, entre outros, ele vai partir do seu Planeta X e viajar por muitos outros planetas, aprendendo que poder escolher o que queremos fazer na vida é “O grande X da questão” !


♫...Se a lua não te quer, tudo bem
Você é lindo cara, e seu brilho vai muito mais além!
Um dia você vai encontrar alguém
Que com certeza vai te amar também...♫


A ultima vez que escrevi sobre as minhas leituras foi  as  minhas  METAS DE LEITURA DE 2018(OU NÃO). Desde então, fiz algumas tentativas de conciliar as minhas leituras da pós-graduação com as leituras dos livros que leio por hobby...

Essa semana, eu li A Fantástica Viagem do Pequeno Cidadão Esse livro conta sobre um menino, que mora no planeta X e decide viajar e conhecer outros planetas, ele monta no seu pássaro Uirapuru (que aqui na terra é um pássaro pequeno. Porém no planeta X ele é imenso e voa alto, inclusive perto das estrelas maiores como o sol) viaja por muitos planetas, conhece e descobre sobre várias coisas 


Eu era uma "menininha ramelenta" mo incio dos anos 90. E uma das coisas que eu adorava ver na TV eram as novelinhas infantis daquela época: Carrossel, Chiquititas e novelas mexicanas infantis que passavam no SBT. Na época, que o  SBT fez os remakes eu já era bem grandinha... Porém, eu  assisti alguns episódios dessas novelas de uma maneira um tanto quannto nostalgica e a trilha sonora me chamou bastante atenção foi assim que conheci o projeto Pequeno Cidadão.

O livro tem citações das músicas, Pequeno Cidadão é um projeto de: Arnaldo Antunes, Taciana Barros, Antonio Pinto e Edgard Scandurra. Tudo começou quando esses músicos decidiram gravar com os seus filhos e começaram a dar visões de uma criança em algumas músicas. O som mescla de rock a  MPB e chega até um leve pop.

As músicas como eu disse, são voltadas pra visão de um garotinho, descobrindo o mundo. Ele está descobrindo que é errando que se acerta, que é chorando que se levanta, que tem que fazer bagunça mesmo, brincar e se divertir; que ele precisa ser criança o quanto puder e claramente dá pra perceber que o intuito de tudo é levar uma percepção poética sobre o mundo, de um jeito inocente e encantador pras pessoas




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.

9 comentários

  1. Olá!

    Ai que fofo esse livro!!!
    Eu também assistir todas as novelas infantis que passavam no SBT, mas eu peguei os remakes... Mesmo assim, tive esse toque nostalgico porque minha irmã assistia e eu via por tabela quando era beeeem pequena.
    Adorei que a história tem essa interação com as músicas.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá , o livro tem uma história bem jovenil ,a visão de um garotinho, descobrindo o mundo .A mescla da história com a música é facinante .

    ResponderExcluir
  3. Ual, que livro fofooo, eu gosto muito de livros assim, sou uma criança grande haha, fiquei muito apaixonada por esse.

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Milla, pelo que compreendi de sua resenha, a proposta do autor dialoga bastante com a história do Pequeno Príncipe. Só por isso já adorei. Muito bom, adoro seus conteúdos! Sucesso p/ nós.

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bem ?

    Nossa não conhecia , mas gostei bastante da proposta e dos trechinhos. Com toda certeza é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante, adoro esses tipo de leitura e dá até pra recomendar para meus filhos.

    ResponderExcluir
  7. De cara, ao ler tua resenha, eu, assim como o Roberto, lembrei do adorado livro O Pequeno Príncipe. Acho que os dois enredos casam perfeitamente na trama. O que me faz pensar que O Pequeno Cidadão deve ser um livro lindo!
    Amei tua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Não conhecia o livro, mas fiquei encantada por ele. Parace ser um livro bem fofo e super digno de se ter e passar por gerações. Sua resenha me deixou com mt vontade de adquirir ele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais da ideia dos cantores terem montado esse livro baseado nas canções que eles fizeram para seus filhos, dá uma originalidade especial na obra que já desejo demais ler.

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall