13 de fevereiro de 2023

Sobre as minhas leituras de 2022...

 

No início do mês, surgiu a vontade de escrever sobre as minhas leituras de 2022. Esse ano, eu não me cobrei tanto em relação as minhas leituras e mesmo assim eu fiz leituras maravilhosas! Interferindo assim, em um conteúdo literário mais genuíno sobre as leituras desse ano.


No inicio do ano, eu continuei a leitura de Jantar Secreto do Raphael Montes. Durante a narrativa, conhecemos uma charada através de Dante “Um homem entra num restaurante e pede uma sopa de gaivota…” que a primeira vista não tem um raciocínio lógico... Porém, a moral dos meninos começa a ser questionável de onde sairiam os corpos para arrumar a carne humana para os jantares. Enquanto leitora, eu percebi que houve uma preparação para chocar que funcionou no 67% do livro e depois ficou cansativo. Comecei a ler quase que simultaneamente a leitura do livro Lady Killers: Assassinas em Série foi bastante impactante. Embora, seja uma leitura rápida eu li em um ritmo mais lento que o de costume... Sou formada em Psicologia e gostei do modo em que a autora apresenta 14 mulheres serial killers, dissecando suas histórias, contando suas jornadas, crimes e o que aconteceu com cada uma delas após serem descobertas.

Antes mesmo de pensar em criar conteúdo literário no Expresso Literário eu já tinha feito a leitura do livro A Guerra Que Salvou a Minha Vida e a continuação A Guerra Que me Ensinou a Viver da escritora Kimberly Brubaker Bradley. Finalmente consegui re-lêr e escrever as resenhas desses livros.


Ano passado, eu conheci os HQs da Darkside e esse ano eu li Fragmentos do Horror 魔の断片 do Junji Ito, Floresta dos Medos dá Emily Carroll e Nós e as Estrelas de Kelsey Oseid| Embora, seja uma experiência literária completamente diferente eu continuo gostando bastante desses livros.

Eu costumo evitar um pouco o hype dos livros. Embora, o livro Os sete maridos de Evelyn Hugo, da autora norte-americana Taylor Jenkins Reid tenha sido lançado em 2019 ainda é um dos livros mais falados desde então... Eu costumo não ler Biografias. Porém, a história se passa em dois momentos: no passado e no presente. No presente, ela é uma senhora de 79 anos, reclusa, que decide dar uma última entrevista e convoca uma jornalista novata para tal.


Esse ano eu fui para a Bienal do Livro/SP escrevi sobre a “sensação inexplicável...” de ir credenciada como Blogueira/Inflluencer da @bienaldolivrosp. Escrevi também, o primeiro Book Haul do Expresso Literário! Com os livros que eu comprei no evento. Nesses 3 dias que eu fiquei turistando em SP... Eu comecei a ler A Menina Submersa: Memórias de Caitlín R. Kiernan depois de várias tentativas anteriores eu finalmente terminei de ler e amei essa leitura.

Fiz leituras maravilhosas com o Grupo Multiverso 📖🖤🎬 um deles eu tive a oportunidade de escolher Psicopata Americano de Bret Easton Ellis. Eu comecei a ler esse livro no início da pandemia... Naquela época, eu tentei começar a ler esse livro e não cheguei nem na metade... Depois de 2 anos, eu percebo que esse era o tempo necessário de amadurecimento para curtir essa leitura tão necessária e atual para os dias atuais... E fiz a releitura do livro Coraline de Neil Gaiman que é um dos meus livros preferidos enquanto leitora.

Quando lançaram os livros da saga do Harry Potter no início de 2000 eu não estava em uma vibe muito leitora... Esse ano, eu aproveitei que todos os livros de J.K. Rowling estão liberados no Kindle Unilimited e li o 1° livro Harry Potter - A pedra filosofal da J.K. Rowling e escrevi sobre as primeiras impressões sobre essa leitura.


No segundo semestre, as minhas leituras foram: O livro O Exorcismo da Minha Melhor Amiga do Grady Hendrix. A minha percepção durante a leitura de O Exorcismo da Minha Melhor Amiga foi que eu gostei muito do desenrolar da história.

Eu fui no show do Duca Leindecker com o seu novo projeto Triângulo em Florianópolis/SC. Foi um encontro rápido mas, consegui falar com Duca Leindecker sobre o meu conteúdo no Expresso Literário e ele me ofereceu o livro O menino que pintava sonhos de sua autoria para resenhar aqui no blog. Também fui selecionada como Leitora Beta para ler o conto Um príncipe de Natal para mim da Autora Ingrid Spinoza.


Uma grande surpresa literária de 2022 foram os livros: O Último Adeus da Cynthia Hand e o livro A Vida Mentirosa dos Adultos da Elena Ferrante. Ambos, são leituras que eu já estava querendo fazer faz um tempo e não me decepcionei. A Elena Ferrante tornou-se a minha escritora preferida esse ano.

Aos 45 do segundo tempo... Eu terminei a leitura do livro A longa viagem a um pequeno planeta hostil de Becky Chambers É um livro de sci-fi, mas cheio de lições tão necessárias! Becky Chambers nos presenteia com algo muito profundo! Esse livro traz a tona discussões que fazem parte do nosso presente, e que provavelmente farão parte do nosso futuro como sociedade. Eu adquiri esse livro Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil na penúltima maleta do Turista Literário que eu assinei. Na época, ainda era lançamento e eu ouvi maravilhas desse livro... Infelizmente, essa leitura não funcionou para mim.

Todos os livros citados nesses texto foram devidamente resenhados no Blog Expresso literario.

Um comentário

  1. Quero muito ler a guerra que salvou a minha vida. Parece profundo e cheio de lições para o leitor. Parabéns pelas leituras.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall