7 de novembro de 2015

Instagram o fast foods das redes sociais.

O primeiro contato que eu tive com o Instagram foi lá em meados do ano de 2012, no curso de Fotografia Digital. Naquela época, eu estava mais interessada em controlar a luz e o ISO da "Pequenã" a minha câmera Canon do modelo T3.

No final do curso "aprendemos" a manipular as imagens com o Photoshop o professor nos deu apenas três aulas sobre manipulação e a maioria da turma não aprendeu nada... Depois o professor explicou que o intuito do curso é tornar futuros fotógrafos não profissionais de Photoshop. Aprendemos que: "A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira."a beleza desses registros não estava nos filtros e o quanto essa imagem poderia ser manipulada. O Instagram nos mostra que qualquer imagem com o filtro correto faz você conquistar LIKES, e pela quantidade de LIKES que a sua foto recebe você e a sua pagina se tornam populares. Resumindo: 

FOTO+FILTROS+LIKES= POPULAR
As Redes sociais e a internet e geral estão passando por um processo bastante delicado... Essa é a geração dos palpiteiros todos os meus contatos do Facebook criaram textão para palpitar sobre o caso da modelo famosa que "cansou" da vida de mentira e resolveu mudar todas as legendas da imagem da sua conta no Instagram falando sobre as manipulações da imagem e toda a mentira que havia ali. As imagens do Istagram nos mostram um produto totalmente fora da realidade estética e a expressão "comer com os olhos" se torna inapropriada.

Sinceramente, isso não me afetou em nada! e não deveria afetar ninguém ou fazer repensar a sua maneira de ver a internet. Tanto na "vida real " quanto na "vida virtual" mentimos e preferimos mostrar um personagem com pseudônimo ou apelido fofo (proteção?) do que o nosso próprio nome. Vamos fazer um teste: Quantos Blog´s você conhece que é realmente um Blog Pessoal??? Hoje em dia, essa geração cria um Blog/vlog/Instagram sobre: literatura, moda, maquiagem fotografia, ilustrações design decoração... Criam um conteúdo "mais do mesmo" e isso basta para que essas pessoas sejam chamadas de criadores de conteúdo.

Corrigindo a informação acima: As Redes sociais e a internet e geral estão passando por um processo bastante delicado... Na verdade, o problema esta no modo que nos relacionamos com a internet e com essas imagens cheias de filtro que pulam na nossa timeline o tempo inteiro. Vários produtos verdadeiros ou falsos é comercializado e essas pessoas comercializam quando na verdade deveriam e tem a obrigação de ser transparente com relação a publicidade e essas coisas, e deve ter senso de responsabilidade com quem está do outro lado.

Enquanto a nós simples blogueiros e entusiastas da internet sejamos mais críticos com imagens, noticias e postagens que fomos ler de hoje em diante... Isso sereve também na hora de fotografar ou escrevermos no blog: O que queremos transmitir com nossas fotografias e textos será que é realmente necessario tantos filtros e manipulações para algo perfeito?


4 comentários

  1. UAAAAAAAAU!
    Que texto foi esse! Sabe, quando lançou esse caso dessa menina do instagram, na hora eu achei super legal mas não fiz nenhum textão, ainda bem porque agora ela criou um vídeo pedindo doação, já que está sem dinheiro pra pagar as contas e os alugueis. Curti bastante a crítica dela em sí, porque querendo ou não, nós sabemos que muitas são manipuladas, passam filtros, mostram o que não gosta ou o que não são. Como você mesmo citou, os vários filtros para que se torne " uma imagem perfeita".
    Com toda certeza vou ser mais crítica e observar ainda mais!

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  2. muito legal teu post, realmente criamos imagem, mostramos o que queremos e não a realidade!! ta de parabéns seguindo aqui e acompanhando bjs linda!!!

    http://ficabonitaguriaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall