Madalena é , na verdade, um nome fictício. Apesar de ter sido inspirada em uma mulher real, seu nome não era este, e sim Vera Regina.
A letra de Madalena, composta por Ronaldo Monteiro de Souza em parceria com Ivan Lins, retrata a dor de um término de namoro. Ronaldo namorava Vera Regina há 3 anos, quando o romance terminou. Desolado, ele foi se consolar em um bar de Copacabana. Olhando o mar, surgiu a frase que daria início à música: “o mar é uma gota, comparado ao pranto meu”. O resto da letra foi escrita em um guardanapo, no bar mesmo.
Vera Regina só ficou sabendo da homenagem muito tempo depois. Mas porque o nome Madalena? Diz Ronaldo que não queria usar o nome de Vera Regina e que Madalena foi o primeiro nome que lhe ocorreu. Foi uma boa escolha, visto que a música fez sucesso e se consagrou na voz de Elis Regina. Ivan Lins também cantou tanto esta música que acabou enjoando. Verdade! O sucesso foi tanto que as pessoas sempre pediam para que ele a tocasse em seus show.
Depois da “primeira” Madalena, várias outras surgiram. Fagner tem uma música chamada Madelena; Seu Jorge, também tem uma chamada Madá – um sucesso também.
Nossa adorei o post,sempre ouvia Madalena e nunca ia saber da historia por traz de tanto sucesso.
ResponderExcluir