14 de outubro de 2018

30 antes dos 30 (ATRASADO ) : Participar de uma manifestação com teor Político

  

Infelizmente.

Desde criança ouvia um ditado: "Política, Religião e Futebol não se discutem." Eu nunca entendia o porquê não se discutir tais palavras, até porque não há uma verdade absoluta, nem mesmo para estas palavras, então há sim sempre o que discutir e deve-se discutir para que haja aprimoramento, seja este pessoal ou coletivo. Nunca antes na história dessa minha vida eu ouvi e li tanta guerra e trocação de farpas a respeito de uma eleição.

As pessoas estavam quietinhas... loucas para arranjarem um motivo para se odiarem. No começo, eu realmente estava acreditando na humanidade quando milhares de Hastags #ELENÃO que subiam na minha timeline em uma velocidade absurda entre os artistas globais (tchau,lei renault!) e viraram eventos em TODAS as cidades do pais. 


No dia 28 de setembro teve o evento #ELENÃO em frente a Catedral Metropolitana. Eu estava lá! achando que fazia parte daquela manifestação. Parte disso, é saudades das aulas sobre os Movimentos Sociais, ministradas pela Dr. Marcela Gomes em Psicologia Social na faculdade. Eu estava sentada na escadaria da Catedral Metropolitana esperando a minha mãe e avó que estavam em outro evento ouvindo as musicas do Chico e até uma re-leitura da nusica Bela Ciao que ficou famosa na série espanhola La casa de papel ... Quando as primeiras bandeiras do PT começaram a surgir... E até o 'figurinha repetida' vulgo Afrânio Boppré (PSOL) - Deputado Federal destribuindo santinhos...


Fui percebendo aos poucos, que mesmo sendo Mulher que não votaria no Bolsonaro eu jamais votaria no PT por toda a corrupção e roubalheira que esse partido representa... Fui observando que surgiam mais bandeiras... o auge da minha decepção foi quando surgiu pessoas vestidas com a camiseta do Lula livre ai senti que eu não fazia parte daquela vergonheira e fui embora!

Quando eu cheguei em casa eu li o post da Luma costa eu acabei percebendo que eu não era a unica que estava se sentido muito burra em ir protestar. Pois, "miraram no #ELENÃO e acertaram no Lula livre".


No primeiro turno, eu não escrevi nada no facebook... Nem sobre a vergonheira do "Movimento #ELENÃO" passei ilesa dos avatares politizados, vídeos de um, vídeos de outro, campanha dissimulada e discurso de ódio. Aí então a guerra começou no segundo turno e foi só chegarmos e em uma até então, desconhecida batalha Jair Messias Bolsonaro+PT que o troço pegou fogo e tá indo bomba pra tudo quanto é lado.


_VOCÊS TEM O DEVER DEMOCRÁTICO EM VOTAR NO FERNANDO HADDAD, PELA DEMOCRACIA! 

_ TEU CÚ.

A maioria das pessoas que eu conheço não confiam em nenhum dos dois e vai votar no que acha menos pior. Algumas pessoas (pasmém!) continuam colocando a mão no fogo pelo PT e vão se queimar bem feio. Uma idolatria CEGA por um partido corrupto que me faz pensar que somos pessoas tão corruptas quanto os nossos governantes... Como podia estar todo mundo arretado com o governo e de repente defender apaixonadamente a presidente dele? Não entendo. Não entendo essa paixão avassaladora de nenhum dos dois lados. Eles não valem nossa sanidade mental.

Quando eu vi os primeiros avatares do PT e pessoas discurssando no seu feed o porque que votariam nesse partido... Eu comecei a perguntar um a um É SÉRIO ISSO? Coloquei o avatar PT NÃO


Então, os primeiros discursos de ódio começaram a chegar até a minha pessoa... 

No início, me preocupei horrores, qual a necessidade de desfazer amizades, bloquear e até duvidarem da qualidade do meu TCC sobre Problemas Psicológicos na Migração com os Haitianos na cidade de Florianópolis/SC. Em dois anos de estagio, eu nunca ouvi nenhum governante (independente do partido politico) falando da quantidade exacerbada de Imigrantes que vem de diferente formas aqui para o Brasil... Politicos que enxerguem o imigrante como sujeito de direitos. Não apenas pessoas que devem ir embora o mais rápido possivel do seu pais...

Sobre as pessoas que me deram unfollow no facebook:


- O Amigo Musico que é bastante conhecido aqui da minha cidade me deu unfollow no facebook. Engraçado, pois sempre me convidava bastante para as baladinhas que ele seria DJ. Mas não aceitou a minha opinião que era contraria a dele... (Obrigado, vou economizar o dinheiro do ingresso...).

- A Amiga Blogueira também me deu unfollow no facebook. Devo confessar que fiquei bastante chateada... Pois, conversávamos com frequência e estou pensando seriamente; se seguirei novamente no meu perfil pessoal no facebook. 


Se eu pudesse dar um conselho... Leia sobre os dois canditados. Faça uma pesquisa detalhada sobre a história dos dois partidos e seus governantes... Procure não se envolver em discussão e baixaria. Nem na internet, nem com as pessoas do seu convivio social... LEIA UM LIVRO DE HISTÓRIA! Antes de acusar os seus amigos, familiares e conhecidos de facistas e outras atrocidades ... E mais um conselho - Por favor! Votem conciente - Parem de tacar pedras na escolha do outro, falar mal do candidato do outro, chamar de imbecil quem vota no outro e coisas do tipo. De um modo ou de outro, estamos em uma democracia. O dia 28 vai chegar, vamos votar, as urnas vão nomear um ~Vencedor~, o povo vai xingar mais uma semana e uns 10 dias depois o facebook vai retornar com o feed de crianças e gatinhos... Oremos!

- Nesse texto você leu que: Eu acabei tomando partido... Não acredito ser o melhor o salvador da pátria... Mas, eu me recuso a votar no PT

- Nesse texto você leu que: Estou de saco cheio dos discursos de ódio e trocação de farpas nas redes sociais.

- Nesse texto você NÃO leu que: Estou defendendo o Jair Messias Bolsonaro. Sou uma mulher, bastante decepcionada com o partido dos trabalhadores e toda a nojeira que ele representa.

- Portanto: Se vier discursar contra ou a favor de um ou de outro na minha caixa de comentários eu vou mandar passear, vou logo avisando. Se na rede social tem democracia, aqui quem manda sou eu e não quero saber de politicagem no meu canto. 

Obrigada.


Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 




8 comentários

  1. Oii! :)

    Acho que independente de quem ganhar essas eleições nós já saímos perdendo. Como você disse no começo, só estavam esperando uma oportunidade para expor suas verdadeiras opiniões sem se importarem se estarão ferindo alguém. Não dá para esperar que políticos sejam diferentes se a população não muda.

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu tenho meu candidato e ia falar sobre ele aqui (de uma forma amigável, só pra mostrar porque eu vou votar nele) já que você se mostrou tão aberta no início do texto, mas ao final li que "vai mandar passear" quem comentar a favor de um ou outro, então melhor deixar quieto (o que é uma pena, já que é sempre bom ter uma discussão saudável com argumentos e respeito, claro).

    Eu tenho uma ideia de quem irá ganhar e fico muito triste ao pensar isso, mas tenho esperança de que eu esteja errada e seja feito o melhor (ou o menos pior) para o nosso Brasil. Como a Michelly disse no comentário acima, já saímos perdendo.

    ResponderExcluir
  3. Com ambas opções perderemos demais, de formas diferentes, mas demais.
    Eu evito e inclusive não postei nada sobre política, fiz a minha parte, uma pesquisa refinada sobre os candidatos, escolhi o melhor na minha opinião para o primeiro turno e infelizmente (já esperávamos) ele não ficou entre os dois mais votados.
    Quanto ao segundo turno eu vou me abster sim, pois nenhum dos candidatos me representa, nenhuma ideia deles representa a minha, então temos todo o direito de não optar por nenhum.
    #elesnão #elesnunca
    Nem Bolsonaro e nem Haddad me representam.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou dessas que não gosto de nenhum dos dois mas preciso (sou obrigada) a escolher o menos pior. Eu fico muito triste pq acho que isso não é democracia. Eu sinceramente tenho fugido do facebook e de qualquer post que fale sobre política, não pq eu ache que não devemos discutir esse tipo de assunto, mas pq as pessoas perderam completamente o respeito e novamente me vejo triste pq não acho que isso seja democracia que tantos enchem a boca para falar.

    ResponderExcluir
  5. Venho tentando parar de discutir política, aind a mais nessa época de fim de ano onde fico muito esgotada... mas parece impossível rs. Acho que quem me conhece sabe minha opinião, e, sinceramente, eu tô com muito medo do que pode vir a virar o país. Nunca vou perdoarão Bolsonaro por me fazer votar no PT, mas estou tentando pensar em algo maior do que apenas eu. Por mim, nenhum dos dois teria sequer ido para o segundo turno!

    ResponderExcluir
  6. Aaa menina como você disse estamos em guerra. Eu também não entendo o porque das pessoas idolatrarem políticos, alguns amigos meus se sentem tão inteligentes pelas suas escolhas, que eu fico pensando se essas pessoas pesquisam antes de escolher canditados... Mas fico na minha, a única pessoa que conversei sobre política foi com meu namorado

    ResponderExcluir
  7. "Se na rede social tem democracia, aqui quem manda sou eu e não quero saber de politicagem no meu canto." Mas moça, então por que veio falar de política se não quer ouvir o outro lado? Vai mandar passear..........???
    Ambos os lados tomaram os políticos como deuses inabaláveis e transformadores da pátria, o que é uma pena pois TODO MUNDO TA SENDO ENGANADO. Não votarei no seu candidato (nem que me pagasse uma grana boa) e não anularei meu voto. Sou a favor da democracia sempre, sempre.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, gostei do seu post.
    Sou de Portugal e tenho visto algumas noticias e sinceramente... não compreendi porque vão no discurso de Bolsonaro quando ele é todo facista.

    Mas pronto quem sou para falar, se nem pesco política.
    Também não acho correcto de não poderes expressar a sua opinião sem ser criticada. Todos nós tem direito a expressar as suas opiniões e aceitar sem apontar o dedo.

    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall