1 de dezembro de 2018

Blogagem Especial de Final do Ano!


O calendário do Advento  vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal. Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. 

Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia. As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como "relógio do Advento". Em dezembro de 1839 a primeira coroa do Advento pública foi pendurada na capela da Rauhes Haus (um orfanato) em Hamburgo, apesar de ter sido uma prática familiar em regiões de língua germânica da Europa desde o século XVII.


Eu, inclusive, conheci o conceito no grupo de jovens que eu frequentava quando eu era adolescente.
 O Advento inicia-se nas vésperas do domingo mais próximo de 30 de novembro (este ano será dia 03/12/2017) e acaba antes das vésperas do Natal (neste ano dia 24/12/2017). Os domingos do tempo do Advento chamam-se: 1º, 2º, 3º e 4º domingo do Advento. Este tempo que antecede o Natal é o primeiro tempo do calendário litúrgico. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo e as duas últimas duas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal.
Aqui na Blogosfera, essa  tradição já tem seu próprio nome: Blogmas! Os blogueiros fazem postagens com temas referentes as comemorações de natal.

Em Agosto, Foi a primeira vez desde 2015 que eu não completei direitinho um BEDA. Não fiquei decepcionada, tive outras coisas para priorizar. Além, das coisas monótonas da vida adulta... Naquele final de semana, teve Pós-Graduação em Arte-terapia e depois fui Para Balneário Camboriú, comemorar o aniversário de uma amiga e dar uma voltinha para conhecer a city  ao invés de largar tudo pra postar no blog.

 Nesse mês de Dezembro, voltaremos com a Blogagem Especial de Final do Ano! Que consiste em escrever  31 postagens especiais de Fim de Ano com temas referentes as comemorações de natal, ano novo e as retrospectivas de 2018.

O papel dos leitores nessa história é me amar e me apoiar independente de tudo isso, e estarem avisados que esse projeto está sendo encarado como uma grande diversão. Não levem a mal se houver textos xingando muito o Blogmas2k18. Mas, prometo que iremos nos divertir 
- e nos desesperar- muito durante a jornada...



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 
Estarei comentando com vocês sobre o Blogmas2k18:

Um comentário

  1. Yey, Natal chegando e parece que muita gente já fica animada. Eu não sou cristã, por mais que "comemore" (aka janta em família) o Natal com minha família, vejo muito mais como uma forma de me reunir com eles, rever algumas pessoas que estavam distantes, mas não é tão "festas" e "alegrias" para mim, por motivos pessoais...
    Mas sempre que chega essa época sinto um ar diferente, parece que as pessoas se dispõe a fazerem coisas belas, em maior quantidade, nesse fim de ano. Isso me anima.
    Me anima também ver que você está, ou aparenta, pode ser só impressão minha tbm, estar empolgada para o BLOGMAS. Sei que suas postagens especiais irão ser muito legais, como todas as outras.

    Acompanharei o BLOGMAS do Lado Milla, com certeza!
    Até <3

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall