6 de maio de 2019

Canção de Segunda: Histórias de Jô's...


ZALUZEJO 
(A história de Josilene Raimunda da Silva)
Por Fernando Anitelli.

"Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda." (O Gigolô das palavras).

Outro dia, conversando com uma amiga estudante de "Letras" recebi a informação de que, de fato, é muito difícil encontrarmos pessoas que saibam falar português 100% correto... e o que seria este correto? seguir regras gramaticais? E as exceções? Seriam consideradas erros? Que ponte é esta que separa o formal do informal? E as novas expressões? E as palavras que surgem nos nossos dicionários a cada nova versão?

"Eu quero que delete meu e-mail do seu mailing list!" - Seria uma versão atualizada de: "Eu quero que risque meu nome da tua agenda!!" (?) - enfim... o que estamos discutindo é se falamos menos ou mais errados (errado?) O que importa é se estamos dizendo aquilo que gostaríamos de dizer... ou seja... não interessa o meu português... e sim, o que você entende daquilo que estou falando.

E foi a partir desta consideração que surgiu ZALUZEJO - canção em homenagem à Josilene Raimunda (uma empregada doméstica vinda de Pernambuco à 40 anos) que pra mim, é uma das grandes compositoras de palavras que já conheci... mas talvez... nem ela saiba disto... Como assim?
Certa ocasião, estava eu almoçando na casa de minha mãe quando Josilene, que almoçava comigo disse: "Fernando... sabia que antes de trabalhar na casa de sua mãe eu trabalhava na casa de um PIGILÓGICO?" - e, lógico, .... quem passou a perguntar fui eu: "PIGI... o quê?" ... "PIGILÓGICO poxa!... o doutor de cabeça!".

Foi então que percebi... que aquele modo todo próprio de falar estava na realidade me dizendo: psicólogo! Sim! Fechamos um diálogo! Ela falou, eu entendi e ponto final.

O assunto não parou por ali, ela me disse pra ligar no CEDULAR do meu pai e pedir pra ele passar no GADEFU para comprar LEITE DILATADO, LEITE INTREGAL, SUCRITCHO e OMOVEDOR AJACTU pra limpar o ZALUZEJO!

Com mais ou menos dificuldade, havíamos nos comunicado e isso é o que importava...

Diariamente conversávamos e diariamente anotei todas as palavras diferentes... algumas até, muito mais interessantes do que as originais como por exemplo: CAREJANGREJO (só pela palavra, parece que o bicho tem o tamanho de uma tartaruga!)

A conclusão disto tudo é uma música de sete minutos e meio feita somente com palavras e ditados da Jô, intitulada - ZALUZEJO.
Para justificar que nada disso é uma "tiração de sarro", e sim uma homenagem, a única estrofe que não tem palavras da Jô diz:

"Quando alguém te disser: tá errado ou errada...que não vai S na cebola, que não vai S em felizque o X pode ter som de Z, e o CH pode ter som de Xacredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz!"

Não interessa se você fala Asteristico, Asterisco ou Asterix... o que importa é se você vive o que fala... é muito mais simples.

Pois é... viver o que diz de vez em quando nos parece tão difícil... e de uma maneira natural e simples, não só a Jô, mas todas as "Jôs" espalhadas por aí nos mostram isto... e não precisa estar disposto a enxergar... basta estar disposto a ouvir!!




Zaluzejo
O Teatro Mágico

Composição: Fernando Anitelli

Ah eu tenho fé em Deus... né?
Tudo que eu peço ele me ouci... né?
Ai quando eu to com algum pobrema eu digo:
Meu Deus! me ajuda que eu to com esse problema!
Ai eu peço muito a Deus... ai eu fecho meus olhos... né?
eu Deus me ouci na hora que eu peço pra ele, né?
Eu desejo ir embora um dia pra Recife
não vou porque tenho medo de avião, de torro...de torroristo
ai eu tenho medo né?
Corra tudo bem... se Deus quiser... se deus quiser..."

Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho,
graxite, vrido, zaluzejo
"eu sou uma pessoa muito divertida"

Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho,
graxite, vrido, zaluzejo
"não sei falar direito"

Pigilógico, tauba, cera lítica, sucritcho,
graxite, vrido, zaluzejo
"não sei falar"

Tomar banho depois que passar roupa mata
Olhar no espelho depois que almoça entorta a boca
E o rádio diz que vai cair avião do céu
Senhora descasada namorando firme pra poder casar de véu

Quando for fazer compras no Gadefour:
Omovedor ajactu, sucritcho, leite dilatado, leite intregal,
Pra chegar na bioténica, rua de parelepídico
Pra ligar da doroviária, telefone cedular

Quando fizer calor e quiser ir pra praia de Cararatatuba,
cuidado com o carejangrejo
Tem que ta esbeldi, não pode comer pitz, pra tirar mal hálito
toma água do chuveiro
No salão de noite, tem coisa que não sei
Mulé com mulé é lésba e homi com homi é gay
Mas dizem que quem beija os dois é bixcional...
só não pode falar nada,
quando é baile de carnaval

Pra não ficar prenha e ficar passando mal, copo d'água
e pílula de ontemproccional
Homem gosta de mulher que tem fogo o dia inteiro,
cheiro no cangote, creme rinsa no cabelo
Pra segurar namorado morrendo de amor
escreve o nome num pepino e guarda no refrigelador,
na novela das otcho, Torre de papel,
Menina que não é virge, eu vejo casar de véu

Se você se assustar e tiver chilique,cuidado pra não morrer
de palaladi cadique
Tenho medo da geladeira, onde a gente guarda yogute,
porque no frio da tomada se cair água pode dá cicrutche
To comprando um apartamento e o negócio ta quase no fim
O que na verdade preocupa é o preço do condostim
O sinico lá do prédio, certa vez outro dia me disse:
Que o mundo vai se acaba no ano 2000 é o que diz o acalipse

Tenho medo de tudo que vejo e aparece na televisão
Os preju do Carajundu fugiram em buraco cavado no chão
Torrorista, assassino e bandido, gente que já trouxe muita dor
O que na verdade preocupa é a fuga do seucrostador
Seucrosta quem não tem dinheiro, quem não tem emprego
e não tem condução
Documento eu levo na proxeca porque é perigoso carregar na mão

Mas quando alguém te disser ta errado ou errada
Que não vai S na cebola e não vai S em feliz
Que o X pode ter som de Z e o CH pode ter som de X
Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz

"e eu sou uma pessoa muito divertida...
eles não inventavam nada... eu gostava de inventar as coisa
não sei falar direito...
inventar uma piada, inventar uma palavra, inventa uma brincadeira...
não sei falar
me da um golinho... me da um golinho..."

E com muito prazer que eu convido agora todos aqueles
que estão ouvindo esta canção
Para entoar em uníssono o cântico: Omovedor, Carejangrejo
Vamos aquecer a nossa voz cantando assim:
Iô,iô,iô. Iô,iô,iô,iô, eu digo:
Omovedor, Carejangrejo, Omovedor, carejangrejo... Omovedor!
"omovedor... carejangrejo... só isso que eu sei falar!"





Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 

9 comentários

  1. Eu gosto muito de O Teatro Mágico. Adoro as composições que falam por si só, onde uma coisa parece dizer algo, mas na verdade é outra coisa! ADORO mesmo! Esse jeito de escrever e fazer sonhar. Puramente poesia. Muita verdade...

    ResponderExcluir
  2. Olá , super interessante seu post , mais aquecer a voz , sou pior que uma taquara rachada.ditado gaúcho kkk

    ResponderExcluir
  3. adoro tudo que é do teatro mágico, eles escrevem com tanta maestria e tudo que eles escrevem pode ser interpretado de diferentes formas, eu gosto muito disso!
    Adorei a escolha da musica e a pesquisa sobre ela, ahazou!!

    ResponderExcluir
  4. oi!
    O Teatro Mágico tem musicas maravilhosas :D e lindas, é uma pena eles não terem tanto espaço na mídia.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia, na verdade só ouvi falar aqui , através do seu blog. Vou conferir as músicas pra conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Que fofinha a história por trás da música, o povo mais simples tem um palavreado tão próprio, as vezes é até difícil de entender, mas é muito gostoso de ouvir. O relato me lembrou um pouco minha mãe

    ResponderExcluir
  7. Inspiradora uma música com uma história por trás. Adorei a dica, muito obrigado <3

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço a música, mas desconhecia a história por trás dela. Adorei saber! Que linda! Fernando Anitelli e O Teatro Mágico são o máximo! Adoro!!
    Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  9. Queria demais assistir ao Teatro mágico ao vivo. Espero poder fazer isso um dia e seu post sobre música ficou perfeito.

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall