5 de setembro de 2015

Reflexões do BEDA e da blogosfera atual




Como é de costume, nesse humilde espaço temos o  "Resumo do Mês" nos dias que finalizamos cada mês. No mês de agosto, os resumos foram semanais. Leiam, os resumos da semana nesses links: 1°Semana, 2°Semana, 3°Semana e a 4° e ultima semana

Em 2002 eu tinha uma "amiga" o nome dela é Elisa do grupo de jovens que, tinha um site pessoal (luxo!!!) . O site da Elisa, era muito parecido com o formato dos blogs pessoais de hoje em dia...

Ela colocava musicas americanas com as traduções em português, algumas fotos dos seus amigos de faculdade/grupo e imagens dos seu seriados preferidos... Lembro-me de ter pedido um help para fazer um site para mim, ela tascou-lhe-me um FODA-SE no meio da testa! Dizendo que, mesmo ela sabendo como fazer um site ela não iria me ajudar.

Em 2004, encontrei um site chamado Comunique-se que hospedava blogs para jornalistas. O nome do meu Blog-se por incrível que pareça era "Minha vida como ela é..." Nelson Rodrigues deve ter dado muitas cambalhotas no caixão pelas baboseiras que eu escrevia na época (escrevia?) Naquele blog eu comecei a escrever algumas frases... Postava os meus milhares de gifs e algumas fotos da minha primeira máquina digital. Esse blog durou dois anos.

Naquela época, eu via aqueles templates lindos no estilo do Brumaximus em blogs mais lindos ainda mas, obviamente não tinha como colocar no blog-se... Então, fuxicando no blog Uol encontrei uma hospedagem gratuito e o endereço era Mylinda.zip.net e eu usava o codinome de La Ballerine com um template em tons pastéis, com uma imagem de uma criança vestida de bailarina... Foi nesse blog, que eu comecei a escrever de verdade. Nessa época, eu arriscava em colocar alguma fotografias registradas na minha MD da época... Postava alguns gifs piscantes nos textos que eram peças indispensáveis  na época... Esse blog durou 4 anos ( 2005 até novembro de 2008) e por causa desse blog que eu tive as minhas primeiras amizades virtuais; Ludmila, Natalia e a Cah.
Hoje em dia, elas não são mais blogueiras...

Em novembro/2008 (cansada da bagunça e da UOL...) fiz um blog novinho em folha... Porém o nome "Versos em Bossa..." surgiu durante uma conversa no MSN com as minhas amigas virtuais + um template free lindo com uma figura de rosa vermelha no canto. Nessa época, os meus textos já estavam melhores e eu fui pegando gosto pela escrita... Eu já tinha uma maquina digital bacana, para postar as minhas fotografias no blog. Esse blog durou até o final do ano de 2013 com uma ida prévia ao Wordspress mas, não durou nem mais um mês. Escrevi nesse blog durante 06 anos. Mas, a contradição do blog e a bagunça logo depois foi algo que não me definia mais.

Há 01 ano e seis meses criei o "Um lado meio Milla..." esse Blog, veio para abrir um novo ciclo... É somente mais um "blog pessoal", mais um cantinho na blogosfera para registrar meus delírios e devaneios com direito há; textos bastante pessoais, algumas crônicas e os meus registros fotográficos. 

Quando eu escolho ter um “Blog Pessoal” e de ter essa postura de “exposição gratuita” porque ser julgada pelo modo que eu penso, escrevo, fotografo? 
A blogosfera atual mudou... Graças a Deus! Comecei essa postagem escrevendo sobre a minha trajetória 10 anos e 4 blogs enquanto eu estava descobrindo a melhor plataforma para escrever... Tinham outras blogueiras fazendo nomes/pseudônimos nesse universo! Com blogs sobre: Moda, literatura, músicas, fotografias... 

Não sei em qual momento eu "cochilei" no mundo da Blogosfera...
Acordei! E vi o assunto Profissão Blogueira ser a principal pauta da revista Capricho que tem o público adolescente... Eu comecei um blog quando era adolescente. Hoje em dia, eu incentivo as adolescentes que eu conheço, a ter um espaço como o blog para escrever e exercitar a escrita... Pois, essa fase é uma das é uma das fases mais perturbadoras da vida! Escrever sobre o que está nos incomodando servem como desabafo para passar por esses momentos com calma. 

Ter um Blog para falar de: Moda, literatura, músicas, fotografias... Como profissão? Ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto. Acho perigoso, não passa credibilidade uma blogueira que diz que : _ Recebi X livros da parceria com a editora Y emenda com um "Não li ainda, mas são ótimas leituras... ". Essas mesmas blogueiras(?) desanimam na primeira semana. Pois, acham que o sucesso virá do dia para noite e logo terão sucesso e fama...
Uma dica: voltem 1000 casas e encontrem o seu cérebro! 

O Rotaroots, é um grupo com a missão de resgatar os bons tempos da galera blogueira old school. No  ultimo mês de agosto, promoveu o B.E.D.A é um projeto inspirado no VEDA (Vlog Every Day April) e que significa Blog Every Day August. O que quer dizer que a ideia é fazer um postagem por dia dividiu opiniões:

1. A galera que comprou a idéia de escrever/postar TODOS os dias!
2. A outra galerinha que não aderiu o B.E.D.A pois, não teriam como promover as suas postagens e as visualizações e os comentários iriam diminuir. (What?)

Eu e a maioria das minhas amigas fizemos parte da primeira galera: Da turma das blogueiras que compraram essa idéia e realmente escreveram/postaram TODOS os dias! O Blogrool deu uma leve pirada no mês de Agosto atualizando em segundos cheio de textos maravilhosos dos "Migos&Migas". 

Nesse mês, eu escrevi textos bacanas também achei que iria postar somente Tag´s... Eu e os outros blogueiros nos jogamos em um buraco sem fundo! e conseguimos provar que, é possível escrever TODOS os dias e todos esses dias acontecem alguma coisa que podem render uma história bacana para escrevermos no Blog.


Estou um pouco ressacada... esse texto por exemplo, era para ser postado no 1° dia do mês de setembro mas as idéias andam lentas.

3 comentários

  1. Parabéns por cumprir a meta do BEDA não só vc como outras pessoas que se propuseram a fazer isso, é realmente muito bonito ver essa interação no mundo dos blogs. Eu como já comentei no meu blog não sou da época de ouro, old school mas me identifico muito com o estilo e mesmo sem querer meu blog tem essa pegada mais intimista, a maioria dos de acompanho tb. Em termos de literatura acompanho o canal e o blog das queridas Tatiana Feltrin e Patricia Pirota, ambas professas de letras, atuantes e que fazem resenhas só de livros lidos, mesmo quando é parceria, recomendo uma visita se vc não acompanha. Fotografia eu sou amadora, mas gosto muito do assunto e acompanho o seu blog, o da Elza Carrara e um recente que não me recordo o nome no momento. Mas acho que blogar é isso, vc se sentar diante do computador, ler um post e comentar como se fosse uma conversa, uma visita em um domingo a tarde, com café e bolachinhas, me sinto assim ao visitar e comentar no seu :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carol!!
      Seu comentário me deixou com um sorrisão GIGANTE no rosto.

      Excluir
  2. Eu acho ok ganhar dinheiro falando sobre livros, moda.... Desde que o conteúdo seja original e embasado. Um mínimo que seja de conhecimento técnico.

    Eu blogo desde 2007 e sempre foi blog pessoal, sobre comportamento etc... Adoro fazer isso. Tudo vira post pro blog.

    fluxoconstante2.wordpress.com

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall