28 de janeiro de 2016

FOTOLOG - Memórias & Nostalgias...



O FOTOLOG surgiu em 2003 e mesmo sendo um site bastante limitado (1 foto por dia e número de comentários limitados) fez bastante sucesso entre os adolescentes da época: A revista Capricho tinha uma conta no Fotolog e a Marimoon (VJ da MTV) foi descoberta pela MTV por causa do seu FOTOLOG que já era super famoso.

Nessa época, eu estava no 1º ano do ensino médio. Minhas amigas da época e eu tínhamos o genérico (Flogão) colocávamos as nossas fotos nos nossos respectivos sites e comentávamos no site das amigas.

Fiz a minha conta no FOTOLOG (/camylialessandra) em 2008 no inicio só tinha fotos aleatórias de flores e coisas da natureza... No inicio, eu seguia poucas pessoas pois, a maioria eram "fakes" doas artistas que eu gostava e não havia muita interação...


No mês de Novembro daquele (até então...) pacato ano. Aconteceu um show da banda Acústicos & Valvulados falei um pouco mais nessa postagem

Eu tinha uma vaga lembrança do Rafael Malenotti (vocalista) quando ele participava do Pijama Show (um programa de rádio famoso do sul). Algumas semanas antes, fui no site da banda, afim de, escutar as músicas e lembrar se alguma já tocou na programação do Pijama Show. A minha grande surpresa é que eu curtia bastante ouvir a música "Fim de Tarde" na madrugada... Que era uma das musicas mais lindas da banda.

No dia do show levei a minha Máquina Digital meio capenga. Afim de, fotografar o show da banda e tirar algumas fotos com os integrantes que até então, eu não conhecia. Na segunda música, a minha M.D resolveu pifar... Fiquei refém de uma garota que tinha uma câmera descente. Só consegui ter uma única foto desse show com o Rafael Malenotti. 


Quando eu recebi a foto logo, tratei de colocar no FOTOLOG e ficava admirando... Pois, tenho o péssimo costume de acreditar que os eventos bacanas que eu fui pela 1º vez nunca irão se repetir. Por exemplo: Esse show dos Acústicos e Valvulados. Felizmente, teve um show Pocket um mês depois e outros 17 shows na bagagem, sendo que, quatro desses shows foram na estrada (Porto Alegre/RS e Joaçaba/SC) 

O FOTOLOG se tornou o site queridinho dos músicos (depois do myspace...) conheci varias bandas nessa época... Os músicos faziam questão de comentar/seguir as páginas das pessoas que comentavam o FOTOLOG da banda. O fotolog da banda Acústicos &Valvulados (/acústicosnaestrada) quem comandava era o Malenotti e ele fazia uma interação super bacana.

As minhas melhores lembranças do FOTOLOG não era somente a fotografia do dia que pulavam no inicio da página, cada vez que, algum dos seus seguidores atualizavam as suas respectivos FOTOLOG´S. Os comentários eram mais sinceros tanto dos musicos da bandas que eu curtia na época quanto das pessoas normais que curtiam aquele som. Muito diferente do curte/comente e compartilhe de hoje em dia...
Eu  usava All Star e ouvia Beirut

As legendas das fotografias iam de: pequenos trechos de músicas, frases e pequenos diálogos e "devezemquando" eu arranhava escrevendo [microcontos] e até indiretas que iam no alvo certinho...

No dia 8 de janeiro, fecharam o FOTOLOG sem aviso prévio. Sem direito a despedidas... Mesmo o FOTOLOG tendo perdido a popularidade com as outras redes sociais atuais... Esse site guarda fotografias, legendas e comentários de uma adolescência (meio que tardia...) recheados de nostalgia de uma época maravilhosa!


* Estimados membros, os informamos que Fotolog estará inacessível de forma permanente nas próximas semanas. O objetivo desta comunicação é que possas recuperar suas fotos e informações até o dia 20 de fevereiro de 2016. (FOTOLOG)

8 comentários

  1. Que post nostálgico! Eu tive fotolog também, mas não usava muito. Também tive o flogão HAHAHA. Estamos velhas!

    ResponderExcluir
  2. nossa, que máximo!!! Eu não tive fotolog, tive conta no meadd.com e amava!
    Amei o post o/ é tão bom recordar ne?
    Beijos

    www.apequenaka.com

    ResponderExcluir
  3. Embora não tenha aderido ao fotolog, lembro de amigos que tiveram e tb lembro dessa interação gostosa que eles diziam ter com os leitores. Muito do que vc tratou aqui me fez refletir até mesmo em relação ao blog, como o famoso( e ridículo) me segue, to te seguindo. Vi que teve uma caída federal no meu blog em relação aos seguidores mas pra mim seguidor mesmo é aquele que te escreve, comenta, entra em contato contigo por email, etc e tal.

    Obrigado por compartilhar conosco um pouco dessa boa nostalgia, de quando as pessoas se importavam e queriam manter contato.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Que legaaaal, já ouvi falar desse fotolog mas nunca me interessei. Parece realmente guardar bastante lembranças kkk. Mais um pra minha lista "queria ser dessa época". Em 2008 nem internet em casa eu tinha auhauha. Beijão <3

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar do FOTOLOG mas nunca me chamou a atenção. Adorei suas fotos!

    Beijos
    http://www.decorpenduricalhos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou da época do fotolog nem do flogão, eu usava apenas o orkut, eu era apenas uma criança HAEIUHIAEHIH

    É sempre bom recordar e ver o quanto evoluímos <3

    www.criatividadesem.com.br

    ResponderExcluir
  7. Você acredita que não cheguei a entrar em fotolog, flogão cheguei a ver de um namorado que eu tive. Usei um pouco do orkut, mas aproveitei pouco logo ele morreu após o boom do facebook.
    Mas é bom relembrar o que nos marcou né. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amava meu fotolog. Fiquei chateada de terem tirado do ar pois de vez em quando eu ainda ia la futucar as fotos antigas. Mas acabei nao salvando :(
    boas memorias daquela epoca.
    Adorei o post!
    Meu blog nasceu a pouco e te convido a conhecer meu cantinho
    http://www.renatachampion.com.br/

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall