28 de agosto de 2016

BEDA #28 : LIFE'S A CLIMB...♪




Sobre o tal do trabalho de conclusão de curso


Sempre fui uma pessoa quieta e isso era confundido como ser calma. Porém, quem me conhece a mais tempo percebe que a calmaria passou longe... Tenho gastrite, a psicanálise explica que"Quando a boca não fala o corpo responde." mesmo eu sendo quieta, a resposta dos eventos estressores vem com uma dor no estômago infernal. Hoje eu sei, que alguns desses "momentos estressores" estão ai para serem superados sempre! e que esses momentos mesmo sendo ruins, óbvio, também é uma parte boa, e que os próximos momentos que vierem também virá recheados de lições e ensinamentos. Enfim, não foi disso que eu vim falar. 


Sempre lembro do sentimento de "frio na barriga" nos primeiros dias de aula do ensino fundamental/médio e como era confortável encontrar um colega que sentasse próximo para dividir essa ansiedade. 


Meus 3 anos de colegial foram entre trancos e barrancos. O primeiro ano do ensino médio foi bacana: tinha amigos, recreios cheio rolos e papos, trabalhos que duravam um dia inteiro na casa das amigos... Esses mesmos amigos mudaram de cidade e de escola e eu permaneci, cursando o segundo ano : / No ano seguinte, fui para o Terceirão e acabei não acompanhando o ritmo louco "vestibular!" e acabei voltando para a escola anterior... Nessa época, nasceu a vontade de fazer faculdade de Psicologia e que eu passaria 5 anos, estudando só as matérias que eu gosto! Principalmente, nunca mais veria matemática na minha vida!


Meu primeiro dia de aula na faculdade foi assustador! Eu, recém saída do ensino médio com uma turma de alunos já na sua 3° e 4° graduação... Me senti "pequena" diante dos assuntos e opiniões MEGA elaborados e eu ficava quieta com medo de falar alguma besteira. Segui com essa turma até a 5° fase, tive que refazer algumas matérias e acabei diminuindo a quantidade de matérias do semestre. Dessa turma se formaram poucos alunos (menos de 10 alunos) alguns foram desistindo durante os semestres... Mas, não é sobre isso que eu vim falar.


As turmas do curso de Psicologia que "Migrei" durante esses semestres tinha uma característica em comum: Desunião (mal de humanas?). Tínhamos uma nota a N3 "trabalhos em grupo" quando eu não tinha a opção de fazer individualmente sempre foi um "parto" de achar um grupo decente. Minhas piores crises de gastrite se devem a esses momentos de maior stress durante esses dez semestres da graduação.


Cheguei a trancar a faculdade 2x: Há primeira vez, eu não tava vendo mais sentido no curso que escolhi,.. Depois de ter feito um estágio não obrigatório desses que pagam mal e não tinha nada haver com Psicologia.... Fui fazer Administração, foi a fase que eu mais me diverti! Era uma turma de jovens animados toda sexta-feira tinha encontro da turma e balada TODO final de semana... No final do semestre eu decidi voltar para o curso de Psicologia. Há segunda vez, eu tirei umas férias de um semestre. Me desentendi com a supervisora de estágio na época, quando voltei no segundo semestre e soube que eu não fui a única a "profissional" se desentendeu com outras alunas também e acabou sendo demitida. Prossigamos, porque ainda não é disso que vim falar.


Vim falar sobre o TCC. Na semana passada, eu apresentei o meu Trabalho de Conclusão de Curso naqueles longos e intermináveis 30 minutos entre a minha apresentação #tremia e mais trinta minutos da pontuação dos avaliadores e o recebimento da nota. Em momento algum, pensei na nota... Queria passar TODO o meu conhecimento do projeto em si, e que toda a minha trajetória até ali não foi em vão teve crescimento em todas as etapas principalmente dos estágios (Básico e Específico). No dia seguinte, minha supervisora me mandou um e-mail, parabenizando-me pela apresentação e informando que a minha nota foi 9,5. Fiquei Feliz!


                     


Em 2005, achei que esse momento nunca chegaria e em 2010 achei que não iria me formar em Psicologia... Agora, estou aqui, sentada escrevendo sobre toda a minha trajetória e confirmando aquela velha história que diz que:


A vida " não é sobre o quão rápido chegarei lá/não é sobre o que está me esperando do outro lado. 
É a escalada...♪".

19 comentários

  1. Tenho sua mesma sensação e o mesmo problema. Qualquer coisinha já ataca meu emocional e o corpo reage de maneiras bem estranhas. Os grupinhos da faculdade são um saco, tenho um amor imenso por professores que pedem trabalho individual, sério, melhor coisa da vida rs ❤ Tcc não é um bicho de sete cabeças, mas realmente bate um nervoso. Sua nota foi ótima, parabéns. E sim, a vida é uma escalada ❤

    ResponderExcluir
  2. Quando fiz ensino médio e técnico ao mesmo tempo em escola técnica também foi um "Pandemônio"! Fazia um tal de PTC no E.M. (tipo TCC para ensino médio) e o TCC do técnico ao mesmo tempo.

    Mas isso me ajudou bastante hoje na facul me sair bem nos trabalhos e saber lidar bem com os problemas... Ainda sim sei que meu TCC de Publicidade será totalmente diferente do que já fiz no técnico, e estou só esperando para ver como vai ser. Mas ainda bem que estou me dando bem com meu curso... Acho que sei lidar bem com essas coisas, mas é sempre difícil e exige bastante trabalho né!

    Bjs :)

    http://lpenachioni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. que texto mais legal, chuchu. adorei saber um pouco dessa sua trajetória :)

    estou no terceiro ano, estudando o máximo que minha capacidade mental permite e torcendo para conseguir a nota necessária para entrar em psicologia (mesmo um monte de gente falando pra mim que eu tenho que fazer outra coisa).

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ai que loucura <3 Estou vivendo algo parecido na minah vida e ano que vem acabo a faculdade e me sinto perdida nesse universo sem saber o que me espera daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela sua nota, Milla! Eu ainda não comecei a faculdade, mas pode-se dizer que entendo a sua ansiedade - sou extremamente ansiosa com tudo, felizmente até hoje isso nunca me causou um problema de saúde grave. Aliás, adoro essa música!!! Amo esse filme - ele sem dúvidas eternizou Hannah Montana na minha vida! Hahahha


    www.nathaliaorige.com

    ResponderExcluir
  6. Que texto demais, Milla!! Me identifiquei muito porque sempre fui calada também na escola, era daquelas que tinha sempre o mesmo grupinho de amigas e aposto que muitas pessoas nem me viram passar no colégio, hahaha. A invisível.
    Na faculdade eu também segui a mesma linha, sempre fui mais calada e odiava trabalhos em grupo. Lembro que fui fazer uma disciplina em outro curso, por causa de incompatibilidade de horários, e foram seis meses só falando com a professora, ninguém mais O_O. Sorte minha que não teve trabalho em grupo.
    Mas o bom é saber que no final a gente vence tudo, não é? Matando um leão por dia, mas vencemos \o/.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela nota no TCC. Quando entrei na faculdade de história tive a mesma sensação, com as pessoas citando autores e teorias importantes. Mas que bom que deu tudo certo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. O meu TCC da faculdade foi tenso do inicio ao fim, na pós-graduação eu já me sentia mais preparada, mas mesmo assim sempre dá aquele frio na barriga. Adorei o seu texto ❤️

    ResponderExcluir
  9. Que texto mais gostoso de ler haha. Adorei. Às vezes precisamos testar de tudo um pouco e dar um tempo para encontrar aquilo que amamos e nos encontrar. O meu ensino médio foi em uma escola feral - O IFRS - onde o ensino básico é dado junto com o técnico. Tem que fazer uma prova para entrar e tal, porque o ensino é todo de graça e você sai do ensino médio já com um diploma técnico. Eram três cursos ofertados, acabei em enologia. Tinha aula das 7:30 às 17:30 todos os dias. Enfim, explicações a parte, chegou no ultimo ano e eu não aguentava mais, sabe? Por ter o dobro da matérias para estudar do que em uma escola normal, mais relatório de conclusão de curso, mais estágio obrigatório, mais a greve que atropelou todas as aulas e junto com o vestibular no final do ano eu tinha uma penca de conteúdo e provas para estudar. Tive aula até janeiro do ano seguinte e em fevereiro já tinha faculdade. Teve uma época em que pensei em desistir, porque enologia não era o que eu queria, eu queria moda (curso que estudo na faculdade), então na época toda aquela correria parecia sem sentido. Mas agora percebo o quanto tudo aquilo me ajudou, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Eu saí da escola já preparada e com mentalidade para o mercado de trabalho e para a faculdade. Então concordo com você, o mais importante é a escalada. Porque é nesse meio tempo que construímos nossa personalidade, nossas características, que evoluímos e que chegamos lá já preparados. Eu especialmente não quero que a faculdade acabasse nunca, porque amo demais tudo o que aprendo. Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Pense em uma experiência, em? Bom, eu ainda estou no ensino médio, e é realmente ruim quando você não tem aquela turma de amigos com maior afinidade. Eu sou muito extrovertida, mas tenho medo quando entrar em uma faculdade e não me sentir confortável com o ambiente, as pessoas.. por mas que eu quero aquilo como profissão. Bom, parabéns pela sua nota, o meu pai tem isso e chega a ser bem estressante mesmo. Parabéns pela sua superação, a sua história é realmente motivante!

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Primeiramente, parabéns pela sua conquista que foi suada, mas essas são as melhores e mais significativas.
    Agora, tenho que dizer que me identifiquei do começo ao fim do seu texto porque entreguei nessa sexta o TCC da pós-graduação e, apesar do sufoco, agora que li seu relato, estou dando pulinhos pois não precisei apresentar... seria um terror...kkkk
    Sou tímida também, mas acho que se cria umas picuinhas em salas de humanas sim. Via muita diferença entre minha faculdade e a do meu irmão que era biológicas. Para você ter ideia, eles continuam se encontrando até hoje e da minha sala não.
    Muito sucesso nessa nova etapa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho ansiedade e ela me atrapalha quase sempre. Tô conseguindo tratar com o tempo.. Daqui dois anos estou me formando e nunca me imaginei aqui. Percebo que estou crescendo e amadurecendo e isso me faz feliz. Lei da vida! Beijoca! <3

    ResponderExcluir
  13. Todo esforço no final valeu a pena , são sacrifícios que precisamos enfrentar e passar por cima . Sou muito ansiosa e isso me prejudica em tudo com tempo vou me moldando para melhorar , sou formada em enfermagem essa época em que cursava era os dias mais leves pra mim , sentia que nas aulas era o momento em que eu mais relaxa gostava de ouvir , aprender, escrever .

    Parabéns pela conquista e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Ser calouro recém saído do Ensino Médio em uma turma mais velha é uma das piores coisas dessa vida! Na minha faculdade era eu e mais uma (que quase nunca ia na aula e desistiu do curso antes da metade). Lembro do primeiro trabalho que entreguei, foi à mão numa folha normal de fichário (felizmente era só um resumo) porque no colégio era só assim que era permitido e quando cheguei estava todo mundo lindamente com folhas impressas, cabeçalhos e formatação da ABNT. Imagino o quanto foi difícil pra você porque vivi isso, e outras coisas parecidas ao longo do curso também. Isso sem contar as crises de ansiedade.
    Apesar de que minha turma não era desunida...

    Mas é muito bom que apesar dos milhares de problemas, estágios ruins, profissionais incompetentes ao redor, altos, baixos e tudo o que isso causou na sua saúde você conseguiu se sair SUPER BEM no seu TCC! Que notão! Acho que o ideal é isso aí, mostrar que você sabe tudo o que sabe, é assim que a plateia e os avaliadores acabam amando ver acontecer! Fiquei curiosa demais com qual tema você trabalhou!

    ResponderExcluir
  15. ler isso fez com que um filme passasse na minha cabeça...acabei de apresentar meu tcc e colar grau, estava tão nervosa...consegui um 10 com a glória de Deus! A gente reclama do stress, cansaço e colegas mas quando passa dá uma saudade <3

    ResponderExcluir
  16. Também me sinto um pouco intimidada pelos assuntos que são abordados em sala e acabo optando por ficar quieta e só tentar absorver o vasto conhecimento que meus colegas possuem. No meu primeiro semestre em psicologia a turma era super unida e animada - coisa que foi se desafazendo com o tempo.
    Parabéns pela sua nota no TCC, foi muito bem sucedida!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Que texto mais incrível, gostei muito do post. Você me fez parar para pensar em como eu era no ensino médio, tenho uma característica que algumas pessoas podem não gostar a primeira vista, sempre fui a mais estudiosa rs não sei porque, nós CDFs passamos por duas situações, ou somos excluídos por sermos inteligentes, ou temos milhares de amigos com interesse. Eu sempre estive no primeiro grupo. Era difícil me enturmar, fazer amigos, formar grupos (aliás nunca gostei muito de trabalho em grupo), eu sempre defendi que se você está estudando e aprendendo, é isso que importa. Agora fazer trabalho para os outros que nem se dedicam :/ isso nunca me agradou. Já na faculdade isso ficou ainda mais forte, parece que o número de pessoas que estão na faculdade por obrigação é gigante. Ao invés deles simplesmente não irem às aulas, ou ficarem quietos, não... precisam incomodar a aula, fazer barulho, e quando tem trabalho em grupo só ficam no celular rs (minha sala é simplesmente assim, desde que entrei na faculdade). Esse é meu último ano, já estou fazendo meu TCC e isso me deixa muito feliz, mas ao mesmo tempo com um frio enorme na barriga, pois não sei como será a apresentação do meu trabalho, espero que tudo dê certo. Parabéns novamente! Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela sua nota e pelo seu percurso. Seu texto é muito lindo. Ainda não entrei pra faculdade mas entrarei proximo ano, era para ser esse ano mas a vida não deixou, e ler textos como esse é bom para quem esta prestes a entrar ou ainda não terminou, porque algumas pessoas têm uma visão de "filmes americanos" da faculdade quando na verdade não é. Ainda não entrei mas já vejo alguns obstaculos no caminho, esse ano em branco não tem ajudado em nada, minhas dúvidas não param de se pultiplicar e pra piorar tudo, meus pais vêm com as suas próprias escolhas e ideias pra cima de mim.

    ResponderExcluir
  19. Minha favorita é Segundo Sol, as outras eu não conhecia, mas fiquei curiosa, vou da uma olhadinha aqui!!

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall