10 de maio de 2017

Série: 13 Reasons Why



13 Reasons Why 

A série gira em torno de Clay Jensen, um estudante tímido do ensino médio que encontra na porta de sua casa uma caixa com 13 fitas cassete gravadas por Hannah Baker, uma colega que cometeu suicídio recentemente. Cada um dos lados das fitas relata um motivo – e uma pessoa – que motivou Hannah ao suicídio.


13 Reasons Why (estilizado em tela como Th1rteen R3asons Why) é uma série de televisão americana baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007), de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix. Diana Son e Brian Yorkey são os co-showrunners da série. A primeira temporada tem treze episódios. Todos os episódios, e o especial 13 Reasons Why: Beyond the Reasons, foram lançados na Netflix em 31 de março de 2017.


 A série gira em torno de Hanna Backer uma estudante que se mata após uma série de falhas culminantes,  provocadas por indivíduos selecionados dentro de sua escola. A série recebeu críticas positivas dos críticos e do público, que elogiaram seu assunto e seu elenco. Originalmente planejada como um filme que seria lançado pela Universal Pictures, com Selena Gomez no papel principal, a adaptação foi transformada em uma série de televisão pela Netflix no final de 2015. Selena Gomez serviu como produtora executiva.



É uma série que conseguiu me prender do começo ao fim, pelo simples fato de querer saber o papel de cada personagem com o suicídio de Hannah e mais pelo fato da participação de Clay nisso. Você acaba se apegando de uma forma estranha a Hannah (pelo fato de Hanna estar morta) Talvez, você já sentiu na pele as coisas que a Hanna Backer passou e se imagina fazendo coisas boas para ela, para que ela se sentisse melhor... Talvez, na adolescência passamos por alguns momentos em que nós tornamos um dos 13 motivos  para alguém


Os boatos começam por causa do primeiro beijo entre Hanna e Justin que foi registrado e espalhado para escola toda deixando Hanna Backer com fama de vadia.

Amizade é complicado... As primeiras amizades de Hanna: Jessica que era aluna nova do colégio e Alex, que elas conhecem no Monets um café. Os relacionamentos de Hannah são ameaçados por uma "lista de melhor/pior" feita por seu até então, amigo Alex Standall, que colocou Hannah como um "alvo".  A Courtney, com medo de que seus colegas da escola descubram sobre sua sexualidade, divulga o boato de que as garotas se beijando na foto vazada são Hannah e Laura, uma colega da escola assumidamente lésbica. Courtney também acrescenta informações ao rumor sobre Hannah e Justin, o que aumenta a má reputação de Hannah.


 Hannah Backers foi "um dos porquês" do Tyler Down quando debochou do seu convite...  Não levando em consideração que o segredo era de  Courtney também. efeito borboleta mais conhecido como "teoria do caos" nada mais é, que as conseqüências dos nossos atos. Tyler Down espalhou uma foto de Hanna para a escola toda e teve uma foto sua espalhada para toda a escola... E foi excluído pelo resto do grupo.

O encontro de 1 dólar Hannah descreve Clai... Mas, o encontro sai um pouco diferente... Hanna sai com Marcus no Dia dos Namorados não dá certo devido aos rumores de que ela é "fácil". e tornou-se um dos porquês... Depois que Hannah se recusa a sair com Zach, ele a destrói emocionalmente durante um projeto de classe. Como vingança, Clay danifica o carro de Zach, mas, no presente, as coisas acabam sendo diferentes do que pareciam. Zach,  era um garoto solitário que precisava fazer coisas babacas para ser aceito no grupo.


“Talvez tenha feito algo cruel. Ou talvez só tenha observado acontecer”


Clay tem alucinações auditivas e visuais de Hannah durante o dia, inclusive vendo seu corpo morto no chão da quadra de basquete durante um jogo, além de ouvir uma das fitas de Hannah tocando no sistema de intercomunicação da escola.

Hannah encorajada pelo Ryan Shaver,começa a escrever poesias para recitá-las. Ryan a trai, publicando um poema escrito por ela contra sua vontade na revista da escola. E é ridicularizada pelos colegas quando a sua poesia é lida na aula de português.

Justin tornou-se um dos porquês... Não só pelo boato pelo primeiro beijo em Hanna. Enquanto se esconde no quarto de Jessica durante uma festa de verão, Hannah testemunha Bryce Walker estuprando Jessica, que está inconsciente e intoxicada, com o consentimento de Justin. Depois da festa, Hannah pega uma carona com Sheri (tornando-se um dos porquês... ) até sua casa. Elas entram em um pequeno acidente e derrubam uma placa de "Pare", mas Sheri se recusa a chamar a polícia. Enquanto Hannah procura um telefone, um trágico acidente ocorre na mesma travessia, o que causa a morte de Jeff Atkins, um amigo de Clay. Quando Hannah tenta contar para Clay sobre a placa de "Pare", ele é rude com ela, pensando que ela está em um de seus momentos de drama novamente. No presente, o comportamento de Jéssica começa a ficar mais errático. Justin finalmente conta a Jéssica que Bryce Walker á estupro.

“Todos que você conhece estão passando por uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil, sempre”


 Finalmente sabemos o conteúdo da fita numero 10, a fita do Clay e ele fica dominado por culpa, pois não pôde fazer o bastante para evitar o suicídio de Hannah. No presente, Justin descobre que Jéssica está na casa de Bryce. Lá, ele a confronta e confessa que Bryce a estuprou na noite da festa.Olivia Baker encontra uma lista com os nomes de todas as pessoas nas fitas, embora ainda não saiba o que a lista significa. Clay Jensen, por "abandonar" Hannah a seu pedido, depois de quase transarem. No entanto, Hannah percebe que Clay não merece estar nas fitas (ela confessa sua admiração por ele), mas foi necessário adicioná-lo porque ele foi importante no que aconteceu e ela queria que ele soubesse.

Tyler Down comprou uma arma contrabandeada. As treze pessoas marcam uma reunião para combinar de falarem a verdade no depoimento.

Depois de acidentalmente perder os depósitos de seus pais que iriam para o banco, Hannah fica desanimada e acaba em uma festa na casa de Bryce. A noite termina em tragédia quando ela acaba ficando sozinha com ele e ele a estupra. Quando chega em casa Hanna Backers faz a lista com os nomes das treze pessoas culpadas por destruírem a sua reputação e pelo seu trágico fim. No presente, Clay vai até a casa de Bryce com a desculpa de comprar maconha dele. Lá, ele confronta Bryce sobre o estupro, gravando sua confissão. Todos na lista que Olivia encontrou são intimados para depor no processo entre a família Baker e a escola. Clay dá a fita da confissão de Bryce para Tony tirar cópia. 


“Na minha opinião, existem dois tipos de morte: se tiver sorte, tem uma vida longa e um dia seu corpo para de trabalhar e acabou. Mas se você não tem sorte, você morre um pouco de novo e de novo até que perceba que é tarde demais”
Porém, resolve dar a própria vida a ultima chance pedindo ajuda... Ela vai conversar com o Sr. Porter, o conselheiro de orientação da escola, e conta sobre seu estupro,  sem admitir quem foi o responsável. Porter diz que ela não tem chances de ser levada a sério e pede para ela continuar com sua vida como se isso não tivesse acontecido. Hannah grava a conversa, que se tornará o lado A da fita 7. Então, ela arruma suas coisas, vai para casa e comete suicídio, cortando seus pulsos e sangrando em sua banheira. Mais tarde, ela é encontrada por sua mãe.

Enquanto isso, Tony, que queria honrar os desejos de Hannah, decide dar os arquivos de áudio das fitas para os pais dela depois que eles percebem que ele está escondendo alguns segredos. Todos que foram nomeados cúmplices na morte de Hannah confessam suas culpas, menos Alex, que tenta cometer suicídio atirando em sua cabeça. Ele fica em estado crítico e não é revelado se ele sobrevive. Justin vai embora de casa e da cidade por causa da culpa que sente por não ter contado a verdade para Jessica, mas, antes, conta para Bryce sobre as fitas. Antes de sair para depor no processo, Tyler esconde várias armas e munições em seu quarto. O episódio termina com uma ambulância cuidando de um adolescente desconhecido que levou um tiro na cabeça.

 Na escola, Clay conversa com Skye, uma colega de classe que ele, anteriormente, percebeu ter cicatrizes nos pulsos. Mais tarde, ele, Skye, Tony e seu namorado, dirigem pela estrada.  

Percebi que ficou muita coisa em aberto para uma (possível) segunda temporada:

  • Gostaria de saber como a Jessica superou o fato de ser estuprada por Bryce. 
  • Nas ultimas cenas, aparece ela bastante emocionada conversando com seu pai. 
  • Alex sofreu uma tentativa de homicídio ou realmente tentou o suicídio? 
  • O que vai acontecer com Bryce?

É impossivel, olhar o mundo com os mesmos olhos.... É impossivel, não querer ser uma pessoa melhor não somente para as Hanna´s . Mas, para os outros 13 porquês....




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também 


2 comentários

  1. Oiie!

    Acho que todo mundo já foi, né? A própria Hannah pode ter cometido algum deslize e nunca ter pensando em como poderia afetar alguém. Eu penso muito nisso desde minha sétima série, onde tinha um menino tímido e um pouco "estranho". Ele era muito branco e suas unhas eram muito roxas.

    Meus amigos nunca tinham sido estúpidos com ninguém antes, mas quando vi, eu estava rindo do garoto, sabe? Nunca chegamos a falar com ele, nada assim. Mas quando avisaram na escola que ele havia morrido, fazendo uma cirurgia no coração, por conta da leucemia, nunca senti tanta culpa e dor.

    Chorei por ele. Chorei por mim. E desde aí eu tenho me atentado para as pessoas que nos cercam. E nunca mais seguir "a onda do grupo". Mas também sei que quando estamos depressivos raramente conseguimos prestar atenção a que nos fazemos. Ficamos querendo ajuda (eu pelo menos) e às vezes nem deixava transparecer isso.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu to super curiosa pra ver a segunda temporada, pra ver o que acontece com os personagens, que fim tera cada um. Parabéns peli post. Beijos

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall