1 de dezembro de 2017

Blogagem especial de final de ano



O calendário do Advento é vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal. Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. 

Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia. As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como "relógio do Advento". Em dezembro de 1839 a primeira coroa do Advento pública foi pendurada na capela da Rauhes Haus (um orfanato) em Hamburgo, apesar de ter sido uma prática familiar em regiões de língua germânica da Europa desde o século XVII.


Eu, inclusive, conheci o conceito no grupo de jovens que eu frequentava quando eu era adolescente.
 O Advento inicia-se nas vésperas do domingo mais próximo de 30 de novembro (este ano será dia 03/12/2017) e acaba antes das vésperas do Natal (neste ano dia 24/12/2017). Os domingos do tempo do Advento chamam-se: 1º, 2º, 3º e 4º domingo do Advento. Este tempo que antecede o Natal é o primeiro tempo do calendário litúrgico. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo e as duas últimas duas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal.
Aqui na Blogosfera, essa  tradição já tem seu próprio nome: Blogmas! Os blogueiros fazem postagens com temas referentes as comemorações de natal.

Em agosto/2017 não rolou escrever todos os dias para o Blog Every Day August. Nunca antes na história deste blog... Eu deixei de participar do BEDA. Expliquei um pouco nesse postagem aqui que eu pareço funcionar melhor a 1.000 por hora. Foi assim que eu participei dos dois últimos BEDA´s. Em 2015 apresentação do TCC e em 2016 ultimo ano da faculdade. Esse ano, eu não estava tão motivada e estava sem assunto para escrever diariamente post´s aqui no Blog.

Nesse mês de Dezembro, voltaremos com o desafio de fim de ano!  Será 31 postagens especiais de Fim de Ano com temas referentes as comemorações de natal/ano novo e as reflexões/metas para o próximo ano.

 As postagens aqui no Lado Milla irá funcionar assim: Do dia 1° até o dia 25 irá ter postagens com temas referentes as comemorações de natal. No dia 26 ao dia 31 as postagens  serão referentes as comemorações de ano novo e as reflexões/metas para o próximo ano.


O papel dos leitores nessa história é me amarem e me apoiarem independente de tudo isso, e estarem avisados que esse projeto está sendo encarado como um Desafio. Não levem a mal se houver textos xingando muito o Blogagem especial de final de ano. Mas, iremos nos divertir - e nos desesperar- muito durante a jornada...



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 
Estarei comentando com vocês sobre o Blogagem especial de final de ano (principalmente no Snap!!):
Snapchat: Lmilla5

8 comentários

  1. Milla, me identifiquei MUITO com isso de ser mais produtiva "sob pressão". Eu sou muito assim! Acho que por isso, assim como você, não consegui levar o BEDA adiante esse ano.
    Mas o Blogmas vai ser demais. Tô amando e nem começou pra valer... É sempre um desafio produzir tanto assim, mas vale a pena, né?

    ResponderExcluir
  2. Também acho que funciono melhor "sob pressão" como você. O único BEDA que consegui participar foi no ano mais maluco da minha vida. Tô torcendo muito e achando que o blogmas vai ser incrível. Fora que passar essa época do ano lendo um monte de gente legal vai ser maravilhoso, né? Beijo!
    Laila Zin

    ResponderExcluir
  3. oiê!

    só sei que será INCRÍVEL postar todos os dias e acompanhar outros blogueiros que estão nessa. o melhor de tudo é que já estarei de férias. ou seja, terei tempo pra ler tudo com calma e amor. <3

    espero que tu chegue até o fim do projeto, trazendo vários posts maravilhosos pra gente!

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Eu não estou contando que vou conseguir postar todos os dias até o dia 25, mas vou tentar. O problema é que tem alguns posts programados que não são com o tema :p meio frustrante isso, mas eu estou tentando pelo menos hehe.
    Adorei ler mais sobre o Advento. Não sabia de toda essa história :)
    xoxo :*

    http://memorialices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau, não sei se eu conseguiria postar também entre os dias 26 e 31. Você está empenhada meeeesmo!

    Boa sorte pra gente, nesse Blogmas <3

    Bjs!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber mais sobre o Advento! Apesar de ser católica, nunca pesquisei muito sobre.
    Boa sorte com o Blogmas, haha. Eu provavelmente não vou conseguir postar todos os dias, mas o importante é tentar , não é ?

    Beijão

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bom?

    Eu achei que ia ficar muito produtiva e que seria muito fácil montar os posts pro blogmas, mas confesso que está sendo complicadinho. Mas vamos na fé né!? Boa sorte com seu blogmas, mana! <3

    Um queijo, uma goiabada e muitos abraços quentinhos!

    ResponderExcluir
  8. Teu post tá bem claro e explicativo e confesso que admiro sua coragem em atrelar 2 desafios, não sei se eu conseguiria.

    É a primeira vez que participo de algo do tipo e, apesar de não estar sendo fácil, nesses 5 dias já deu para sentir o quanto é recompensador. Está me ajudando de uma forma indescritível em relação ao blog.

    Boa sorte, espero que consigamos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall