8 de dezembro de 2018

#08. Sobre o espirito Natalino...


O Natal é aquela época que ou se ama, ou se odeia. Na minha opinião, um dos fatores importantes que fazem alguém amar/odiar essa data comemorativa é o tal do "espírito natalino".


"espírito natalino" o que me parece, é algo bastante capcioso. Pois, não envolve somente religiões&crenças. Todas as pessoas, mesmo aquelas que se considerem Ateus por exemplo, usam essa data para visitar os parentes e confraternizar com toda Família com toda a fartura de: comida e os presentes que envolvem a noite de véspera de Natal. O espírito natalino é: União e confraternização com a família e parentes... Nada a ver com religião.

O meu problema, não é necessariamente com o Natal... É a tentativa de enfiar o "espírito natalino" pela goela abaixo, ainda no final do mês de Novembro.

Nesse mês, as lojas e departamentos com decorações natalinas e para piorar, tocando o CD da Simone no ultimo volume: Então é Natal... Nem parece que há dois meses atrás as pessoas entraram em calapso por causa das eleições. E mesmo estando na primeira semana de Dezembro ainda estamos trocando farpas nas redes sociais.

Na maioria das vezes o "espírito natalino" vem um pouco tarde... Outras vezes, ele nem vem. Paciência...


Na véspera de Natal, antes de me deliciar com a ceia Natalina... Vou a missa, acho importante esse momento de conversar com Deus e agradeço por meio, das minhas orações para agradecer todos os momentos e acontecimentos do ano. O Natal pontualiza os nossos próprios sentimentos. O "milagre natalino" não funciona como um "passe de mágica" para nos sentirmos melhores... O Natal só te fará feliz se você for Feliz no decorrer do ano.

Na infância, o Natal era um momento mágico! Eu curtia mais as decorações natalinas no centro da cidade e até das musicas natalinas das lojas... A árvore de natal na Beira-Mar, as atividades de natal na escola, os filmes clássicos, o especial da Xuxa de Natal os presentes mais desejados que são prometidos para as crianças no Natal.

Ano passado, foi com a minha família. Sem parentes com a tal "falsidade natalina" e momentos constrangedores... Na casa dos meus avós maternos as ruas estavam levemente decoradas, enchi a barriga com a ceia e a sobremesa e as outras guloseimas que comi no caminho... E sentei na sala para ver o especial de natal na Globo.

Eu não suporto o sentimentalismo barato nessa época do ano. Principalmente, das pessoas que sentem obrigadas á fingir que está tudo bem e que, nada se passou durante o ano apenas porque é Natal. As "boas ações" e a solidariedade com o próximo deveriam ser exercitado todas as épocas do ano. Não é preciso ser Natal para todos se lembrarem de se darem bem uns com os outros.

9 comentários

  1. Que lindo seu post, realmente o espírito de natal não está ligado a nenhuma religião, mas sim no nosso poder de ser gentil e amar o próximo

    ResponderExcluir
  2. Eu sou ateia e só comemoro o natal pois o meu pai gosta de usar essa data para reunir a família e conviver, então com o tempo passei associar o natal como um dia de família.
    Eu também odeio esse tal espírito natalício, você vai nas lojas procurar algo mas tudo que achas que gosta a sempre tem um pai natal no meio, sem falar que tudo fica mais caro e passa ser um inferno para ir nas lojas ou super mercado. Mas o.lado bom são as feiras de natal, com comidas típicas da região ou paises.

    Www.luartico.com

    ResponderExcluir
  3. Amei! O espírito natalino realmente não está ligado a nenhum religião! ❤ Eu amo o Natal, só não amo mais que o ao novo!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Tenho uma relação controversa com o Natal e com o tal "espírito natalino" que as pessoas tanto pregam nessa época. Nunca tive essa tradição de se juntar com a família para passar essa época, para mim sempre era como qualquer outro dia, sem nenhuma comoção no dia. Atualmente tenho pensado mais no tal "espírito natalino" e tentando juntar a família, mas ainda não gosto de como as empresas usam isso para faturar. Adorei seu texto, concordo com vários pontos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu fico bem emotivo nessa época, por isso não curto muito, mas que é tudo muito lindo nessa época, não posso negar.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do Natal, mesa posta amigos reunidos alegrias para a maioria, confraternização. Não sei te explicar mas nessas datas me sinto em estaze de felicidade... (já aconteceu de não ter nada... nada mesmo... mas eu fico tão feliz que não sei que magia é essa que o Natal tem!)
    Abraços
    https://keilycesporkeilaluciablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse clima de Natal. Assisto filmes temáticos, monto a árvore e já planejo os presentes que quero comprar. Uma época comercial sim, mas que tem sua magia.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu não curto muito filmes natalinos e também acho que há um exagero por parte do comércio com a data. Sim, o natal não tem a ver com religião e ainda que não há qualquer comprovação, comemora-se o nascimento de Cristo, se ele nasceu ou não dia 25 não sei, mas comemoro o nascimento do salvador.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Acho que o que mais amo sobre o Natal são as cores, as iluminações nas cidades, e as ceias em família, queria que as outras partes do ano fossem ligadas ao Natal também.

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall