A série Todas as Mulheres do Mundo estreiou na quinta-feira (23) no Globoplay para fazer uma homenagem à obra de Domingos Oliveira. A série, que terá seu primeiro episódio exibido na Rede plim-plim, é baseada em seis textos do dramaturgo e cineasta. Acompanha a vida do apaixonado Paulo (Emílio Dantas), que, em cada um dos 12 episódios, se relaciona com mulheres diferentes, de forma amorosa, amigável e até maternal.
A adaptação para TV, escrita por Jorge Furtado e Janaína Fischer e com direção artística de Patrícia Pedrosa, foi pensada nos detalhes: há particularidades nos diálogos, na cenografia, na trilha sonora e até no figurino dos personagens. A escolha do elenco também foi diferenciada. Confira cinco curiosidades sobre a série e saiba mais sobre o trabalho do dramaturgo:
1 – A escolha dos atores
A maioria do elenco trabalhou com Domingos Oliveira ou conviveu com ele. A filha do dramaturgo, Maria Mariana, e sua viúva, Priscilla Rozenbaum, fazem participação especial em Todas as Mulheres do Mundo. E escolha foi proposital, como contou a diretora artística Patrícia Pedrosa, em entrevista a GaúchaZH:
— Como eu não havia conhecido o Domingos, achei que era importante ter esses relatos dessas pessoas que já passaram pela vida dele. Foi muito produtivo, porque elas vinham com referências novas, novos olhares para a série.
Priscilla Rozenbaum, viúva de Domingos Oliveira, é Glorinha na série |
Fernanda Torres, que participou da adaptação de Todas as Mulheres do Mundo para o Caso Especial, exibido pela Globo em 1990, também foi convidada a participar da série, interpretando Estela.
Saiba quem são as personagens que dão nome a cada episódio, em ordem: Maria Alice (Sophie Charlotte), Adriana (Samya Pascotto), Elisa (Marina Provenzzano), Laura (Martha Nowill), Martinha (Veronica Debom), Dionara (Lilia Cabral), Renata (Maria Ribeiro) e Pâmela (Sara Antunes), Gilda (Mariana Sena), Sara (Maeve Jinkings), Natália (Natasha Jascalevich), Maria Alice (Sophie Charlotte) e Pink (Naruna Costa).
2 – Fotografia opaca
Quem assistir à série vai notar uma paleta de cores mais opaca. De acordo com a diretora Patrícia Pedrosa, a intenção inicial era fazer a produção em preto e branco, mas a escolha poderia não agradar o público. Com isso, o mínimo de cor possível foi usado na fotografia.
Trecho do trailer de "Todas as Mulheres do Mundo" mostra fotografia com poucas cores |
— Os planos têm pouquíssimas cores para ter o efeito do preto e branco com cor — explicou Patrícia, afirmando que usou apenas duas cores para compor a fotografia, do cenário ao figurino dos personagens.
3 – Figurino e referências a diferentes épocas
O figurino casa com a personalidade dos personagens, com cores e estilos diferentes. Para o protagonista Paulo, por exemplo, foram adotados os tons de cinza e verde.
— Pensamos em um jovem arquiteto dos dias de hoje que não está nem aí para roupa. É um personagem que repete muita roupa — disse Natália Duran, que assina o figurino da série com Cao Albuquerque.
Cada personagem homenageia uma época ou estilo, fazendo uma viagem em todas as décadas em que Domingos Oliveira viveu.
Eu assisti ao comercial e achei muito interessante, deve ser muito leve de assistir e toca em assuntos muito legais. Vou adicionar a lista para assistir
ResponderExcluirVou até procurar essa série pra ver. Aqui não consigo acessar o Globo Play :(
ResponderExcluirSó o elenco já mostra que a série é ótima né? Fiquei curiosa pra acompanhar agora. Amei a dica. Beijos!
ResponderExcluirHeey, Milla.
ResponderExcluirAchei a história interessante, infelizmente não tenho GloboPlay mas pesquisarei sobre. É importante vermos que as mulheres estão começando a ter espaço nos filmes, gravações e até nas direções cinematográficas.
Um grande beijo ♡
Nossa, amei muito essas curiosidades! Tinha visto um anúncio mas não sabia nada sobre a história ou a produção. Amei os detalhes da fotografia e do figurino!
ResponderExcluirAcho que vi o trailer da série em algum lugar por aí, mas não me interessei tanto a assistir até ler o post. Parece ser uma série com várias reflexões e bem bonita, desde a história até a fotografia (as imagens e o trailer me deixaram encantada).
ResponderExcluirAdorei os pontos que você levantou no post. Obrigada pela indicação!
Oie! Não tinha ouvido falar. Pena que não tenho Globoplay. Muito legal a sua análise e curiosidades. Beijos =)
ResponderExcluirVi o primeiro capítulo e adorei a história, quando eles falaram sobre a série e o contexto no fantástico
ResponderExcluirSe eu não me engano eu vi o trailer dessa série no Facebook, eu já tinha ficado interessado desde lá, agora lendo eu fiquei bem mais ainda! Vou aproveitar que eu tenho globo play e assistir <3
ResponderExcluirGente que imagens incrivéis, amei a fotografia da série. Não tinha visto nada dela até então, vou dar uma conferida <3
ResponderExcluirAchei a sinopse tão interessante. Não assisto Globo há muuuitos anos. Fiquei 15 anos sem assistir NADA lá - tanto é que quando via os famosinhos da TV nas capas de revista do mercado, não fazia ideia de quem eram. ahaha... Aí, depois de 15 anos, assisti a novela Império e achei top - depois não voltei ao canal.
ResponderExcluirEsta série é do tipo que me faria ligar o abominável canal novamente. hehehe :D
E a trilha? Carinhoso? Oh my!!! Uma das minhas músicas brasileiras favoritíssimas!
x
Paula