10 de maio de 2020

Mãe é quem fica...


Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.
Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.
Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.
Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.
É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.



Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora. Quando as certezas se desfazem. Mãe fica.
Mãe é a teimosia do amor, que insiste em permanecer e ocupar todos os cantos. É caminho de cura. Nada jamais será mais transformador do que amar um filho. E nada jamais será mais fortalecedor que ser amado por uma mãe.



É porque a mãe fica, que o filho vai. E no filho que vai, sempre fica um pouco da mãe: em um jeito peculiar de dobrar as roupas. Na mania de empilhar a louça só do lado esquerdo da pia. No hábito de sempre avisar que está entrando no banho. Na compaixão pelos outros. No olhar sensível. Na força pra lutar.

No coração do filho, mãe fica.

por Daniela Fanti

19 comentários

  1. Nossa, que linda homenagem que você fez, cara! É quase um poema. Me emocionou. Há alguns anos que não vejo minha mãe. Moramos longe um do outro.

    ResponderExcluir
  2. que texto mais lindo esse da daniela, não conhecia. amei o final, especialmente porque quando vamos ficando mais velhos é que vamos percebendo as semelhanças que temos com nossas mãe. linda homenagem :)

    ResponderExcluir
  3. Que homenagem maravilhosa, quando a mulher se torna mãe tudo dentro dela muda, a mãe fica pra sempre, todos podem abandonar mais a mãe fica. O amor de uma mãe não tem fim, bjs.

    ResponderExcluir
  4. A mensagem é muito bonita! Ser mãe é um dom, que nem todo mundo tem, mas quando tem é uma benção!

    ResponderExcluir
  5. Que linda sua homenagem! Parabéns por esse vinculo que tem com sua mãe, se considere sortura.

    ResponderExcluir
  6. Achei o texto maravilhoso e muito verdadeiro. Linda homenagem!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Nossa que linda essa mensagem 🙂 mães são anjos que nós guiam sempre

    ResponderExcluir
  8. Seu texto me emocionou. É bem assim mesmo, sempre carregamos um pouco de nossa mãe em nós. Ela fica. Lindo texto.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  9. Que texto mais lindo e intenso.
    Maes sao anjos que Deus coloca em nossas vidas

    ResponderExcluir
  10. Aquele texto sobre maternidade que nos tira o fôlego, que nos fortalece sempre que o dia não saiu conforme os planos e que pensamos que somos as piores mães do mundo, e ele nos lembra dos pequenos sacrifícios que fazemos por amor a nossas crianças. Adorei rever o texto.

    ResponderExcluir
  11. Seu texto ficou belíssimo e me fez refletir que, apesar de não poder ter filhos, eu também sou mãe. Pois muitas das coisas que escreveu sou eu quem faço com meu sobrinho. Obrigada por me fazer enxergar algo tão lindo assim. Bjos

    ResponderExcluir
  12. Lindo o texto da Daniela. As verdadeiras mães sao mesmo assim, mesmo as de coração. Fazem de nós filhos uma extensão, e se eternizam em nós. Lindo post.

    ResponderExcluir
  13. Tô derretida com essa homenagem linda, eu acho tão linda a ligação que temos com nossas mães né? Realmente é algo que transcende qualquer explicação. É um amor único que põe vezes não cabe no peito. Texto emocionante ❤️

    ResponderExcluir
  14. Que lindo querida! você me fez chorar, não de tristeza é que sou mesma chorona, é assim mesmo que sou, morro pelos meus filhos, que texto maravilhoso, parabéns Daniela, e para você que compartilhou com nós, obrigada, gratidão, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  15. olá
    que texto lindo, realizas-te aqui uma linda homenagem a tua mãe.
    Emocionante, parabéns

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Que texto lindo Daniela, eu me emocionei. Estou longe da minha mãe, e nem pude ir visita-la por causa da pandemia. E realmente nós pegamos manias das mães, o jeito da louça na pia ( foi ótimo) porque eu peguei dela, e toda vez que vou arrumar a roupa bagunçada lembro dela falando para dobrar direito. Não tenho filhos, só os gatos que são meus filhotes, mas amei como descreveu as mães.
    ABraços

    ResponderExcluir
  17. Ser mãe é tudo isso e muito mais, mas acima de tudo é ter a capacidade de amar incondicionalmente os seus filhos.Este dia, a mulher especial em sua vida saber o quanto elas significam para você, regando-as com amor, palavras gentis e atenciosas ...Achei lindo esse texto.

    ResponderExcluir
  18. Me deu uma saudades da minha mãe que tá longe )):

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall