2 de julho de 2022

EU VOU 26° Bienal do Livro SP 2022

 Hoje começa a 26° Bienal do Livro SP 2022, algo que para quem é muito fã de livros e de histórias aguarda ansiosamente todos os anos (ou a cada dois anos, caso não haja oportunidade de ir também na do RJ) por esse momento.




O evento acontecerá de 02 a 10 de julho na Expo Center Norte.

Essa será a minha 1° vez na Bienal do Livro SP. Eu já fui em alguns eventos literários, mas nada que possa ser considerado com o tamanho e a estrutura de uma Bienal... As expectativas estão bem altas! Estar cercada de livros é algo que agrada todo o tipo de leitor. Embora, a Bienal do Livro tenha uma programação bastante variada com palestras, sessão de fotos com o autor e rodas de conversa que requer ficar um tempinho em filas... Eu estarei fugindo desse tipo de programação.

Quero aproveitar o máximo que eu puder (e que o meu corpo aguentar!) da 26ª Bienal do Livro SP 2022. Quero encontrar leitores, conhecer novos blogs literários, saber as novidades do mundo literário, saborear livros, fazer muitas fotos... Quero conhecer os stands das editoras queridinhas (Intrínseca, Harper Colins, Leya, Sextante, Arqueiro...) e conhecer outros stands de editoras novas.

“Um evento literário como a Bienal do Livro é importante para a interação editoras-leitores e autores/leitores, além de ser um espaço para fazer negócios que a maioria dos visitantes nem sabem que ocorre. Para o Mercado Editorial é o momento de fazer network: conhecer novos autores, fechar possíveis contratos, discutir novas tendências, entre outras coisas.”

No mês passado, eu comecei a organizar a viagem para São Paulo/SP. Ainda escreverei um post somente sobre a viagem... Mas, também pesquisei conteúdos sobre a Bienal do Livro. Pois, como eu já escrevi, eu sou “novata” nesse tipo de evento literário então eu garimpei algumas dicas que eu acredito ser muito válidas:



O que levar para a Bienal do livro?



Para andar praticamente o dia inteiro, é interessante levar o mínimo de coisas possíveis para não pesar na bolsa/mochila. Abaixo, os itens que vou pensar antes da minha visita e que com certeza estarão na minha bolsa após inúmeros acontecimentos em feiras anteriores:


· Ingresso impresso para economizar tempo na fila;
· Roupas adequadas para o clima de São Paulo (confira a previsão do tempo!);
· Roupas e sapatos super confortáveis para andar muitos quilômetros (a gente não percebe, mas anda demais dentro do pavilhão!);
· Mesmo se tiver calor (julho em SP - duvido), leve um casaquinho fino porque o ar condicionado costuma ser cruel nessas feiras grandes e na hora de sair à noite, vai estar frio;
· Garrafinha de água, que você pode encher nos bebedouros;
· Mochila (para carregar todas as comprinhas depois). Algum livro que você queira que seja autografado (ou melhor ainda: deixe para comprar lá e economize peso na mochila na ida);
· Comidinhas (tem uma praça de alimentação vendendo guloseimas diversas, mas às vezes você está do outro lado do pavilhão do que você quer comer e precisa enganar o estômago - isso sem contar as filas e o preço alto, né?);
· Band-aids para os machucados nos pés que podem aparecer;
· Celular com bateria cheia e carregador portátil (o sinal de internet costuma ser péssimo nos pavilhões lotados, mas sempre insistimos para usar whatsapp, redes sociais, tirar fotos...Já fui em feiras com totens para carregar celular, mas estão sempre cheios);
· Cartão de crédito/débito, dinheiro (lembram do sinal de celular que sempre é problemático? Isso afeta as maquininhas de cartão também. Em alguns stands tem caixas separados para pagamento em cartão ou dinheiro e você tendo as 2 opções, evita mais filas), carteirinha de estudante - no caso de meia entrada por exemplo, documento, carteirinha do plano de saúde;
· Remédios de uso diário;
· Lencinhos (importante para limpar a mão, a comida que caiu e sujou a roupa etc.);
· Máscara (com certeza haverá aglomeração - durante a semana por conta de visitas escolares e aos finais de semana, adolescentes e jovens querendo encontrar com autores e booktubers);
· Se você trabalhar na área, não se esqueça dos cartões de visit
a.

Dicas práticas dentro da Bienal do Livro:



· Logo no começo, a primeira coisa a se fazer é olhar o mapa da feira e localizar onde estão os stands que você quer visitar de qualquer jeito. Se você só tiver um dia para visitar e for em um fim de semana, pode só conseguir ver tudo se se organizar bem. Durante a semana, as feiras costumam estar cheias de alunos em excursão de escola - quanto mais para o final da semana, pior e aos fins de semana, está mais cheia ainda - porque são os dias que os principais autores estrangeiros costumam aparecer.

· Baixe o aplicativo grátis para facilitar sua localização e dicas de última hora. Se você quiser muito comprar vários livros, dê uma pesquisada online nos preços antes de ir porque mesmo com promoções na Bienal, muitas vezes você pode comprar para receber em casa pagando menos ou o mesmo valor e não ter que carregar o livro por horas e horas. Tem vários stands que são bem caros, nos anos anteriores logo na entrada à esquerda tinha alguns stands vendendo livros por R$5,00, R$ 10,00 ou R$ 15, 00.

· Costuma existir um guarda-volumes pago na entrada da feira que pode ser a salvação por exemplo se você quiser chegar de mala e cuia no Anhembi e só seguir para sua hospedagem no final do dia! Caso queira pegar autógrafo dos seus autores favoritos, geralmente tem que se inscrever com antecedência pois são senhas limitadas. Entre nas filas para participar das palestras com antecedência porque quanto mais famosa for a pessoa, maior vai ser a fila e só os que chegaram cedo que vão conseguir entrar! Além de tudo que já falei acima, se você estiver em grupo, marque um ponto de encontro para facilitar quando for juntar todo mundo de novo (lembre-se que são vários banheiros! Quanto mais específico o ponto de encontro, melhor).


Alguém mais aí estará na Bienal? Quando? Me avisem porque se for no mesmo dia que eu, podemos nos encontrar!

* Eu também escreverei posts sobre a 26° Bienal do Livro no Blog Expresso Literário .



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também

Nenhum comentário

Postar um comentário

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall