6 de agosto de 2018

#01 Sobre o Bullet Journal.



Ouvindo: não acomodar com o que incomoda...


Conheci a idéia de Bullet Journal em Julho/2018... Depois de muitas agendas esquecidas... Bloquinhos e folhas aleatórias perdidas ou no lixo. O BuJo entrou na minha vida como algo mais leve... Porém, eu irei me comprometer a escrever e me organizar : os meus sonhos, as minhas tentativas de fazer arte, registros fotográficos...


A minha mãe ganhou uma caderneta de presente e também era pautado os cadernos pautados funcionam para mim e isso funciona para mim de uma maneira que deixa organizado e manter os meus textos em linhas retas... A letra é aquela de menina do fundamental quando não é aqueles garranchos indecifraveis quanto mais rápido eu escrevo pior! Aprendi a decorar as folhas de uma forma simples estou lidando melhor com as minhas "frustrações artisticas" e visitando menos o pinterest e as suas perfeições.

Depois de perceber que essa história de Bullet Journal estava dando certo e que até a professora da minha pós-graduação estava aderindo ao Bujo até no processo terapêutico. Eu acabei inve$tindo: em um caderno A5  com capa dura e decorada com o tema Frida Khalo, com follhas pautadas, canetas simples que uso também na Pós-graduação. Comprei  também, uma caixinha com 3 rolos de washitape,s pois, estavam bastante baratos, na livraria da minha cidade e estou  aprendendo a decorar as folhas com esses durex decorados... Os adesivos, são da época dos cadernos da faculdade e estou usando para decorar as folhas do meu Bujo.


Como surgiu o Bullet Journal? 

O Bullet Journal como é conhecido hoje foi nomeado em 2015 por Ryder Carroll, um designer que percebeu que, assim como ele, outros profissionais que lidavam com tecnologia estavam cada vez mais voltados a usar papel para montar seus planejamentos, registrar ideias e coisas a fazer. Com isso, ele foi desenvolvendo seu método pessoal com legendas e tópicos até criar o que se conhece hoje.

Pra que serve?

Você pode ter um Bujo para organizar as tarefas do dia a dia, para anotar ideias que surgem do nada, para escrever pequenos diários que farão você acompanhar o que acontece na sua vida, ou para manter o registro das suas atividades passadas e futuras.

Mas você pode ter um Bujo pra planejar sua alimentação semanal, ou para listar ideias de posts para seu blog. Se quiser, faça um acompanhamento da sua perda de peso. O Bujo serve para o que você quiser que ele sirva. E isso é lindo, não é?

Qual a diferença de Bujo pra planner?

Olha, pelo que notei por aí, não muita coisa muda de um pro outro. 
O planner pelo que vejo só é mais pré-pronto para o uso: já tem separações de dias, meses, de logs pra você manter sobre sua rotina, modelos imprimíveis pra você colocar no seu, etc. Eles geralmente são modelos tipo fichário/espiral exatamente pra você poder encaixar o que quiser por ali.

Já o Bujo nasce da sua mente e uma folha em branco, mais nada. Você até pode imprimir e colar coisas ali, já vi muita gente fazendo dessa forma, mas aí já me parece mais um planner que um Bujo.

DICAS EXTRAS:

#1 VEJA O ORIGINAL

Se você souber inglês, acesse o site original do Ryder Carroll e veja vídeos sobre como fazer o BuJo e entenda mais sobre o sistema real e sobre dicas e links interessantes. Ninguém explica uma criação melhor que seu criador, né? ;) Se não souber, uma busca no Google te levará a milhões de links!
#2 COLEÇÕES EXTRAS
A internet é um lugar maravilhoso e várias pessoas por aí compartilham ideias de coleções e seções que adicionaram aos seus bujos. Tem quem coloque antes do monthly log um “Rastreador de Hábitos”, uma lista de Filmes Vistos no Ano, um Planejamento Financeiro, um Controlador de Gastos, tem bullet journal adaptado pra estudantes… é infinito. Vá pesquisando ideias que se encaixem à sua realidade e experimente! No Facebook existe um grupo chamado “Bullet Journal BR” que está cheio de dicas e gente disposta a compartilhar as descobertas.
#3 CUIDADO COM OS LAYOUTS
O layout base do bullet journal é bem simples e realmente não requer muita coisa. Mas tem gente que gosta de incrementar e é um espaço perfeito para você treinar caligrafia e pequenos desenhos, para deixar tudo mais divertido de se manter. O Pinterest e o Instagram estão cheios de inspirações e layouts! Mas não se deslumbre muito! ISSO NÃO É COMPETIÇÃO DE DESENHO! Se você se cobrar muito pra ter sempre um layout lindo e, por isso, criar um bloqueio com o BuJo, não adianta de nada. O sistema é pra você tentar não procrastinar muito e se manter motivado a completar seus afazeres!
#4 SEPARANDO O BUJO
“Ah, mas tô achando muito bagunçado tudo junto os afazeres assim” você pode organizar! Dentro de cada daily log, separe por cor ou com linhas o que for tarefa da escola, do trabalho, da vida, etc e tal.
Pessoalmente, eu sinto como se ficasse bagunçado demais ter meus devaneios e rabiscos no meio dos daily logs, então usei um post-it pra fazer uma “divisória” entre a área do meu caderno em que coloco o BuJo em si e a área que chamei de “Brain Dump” (Lixeira Mental). Você pode dividir assim também, se achar melhor.
#5 COMO NÃO DESISTIR EM 1 SEMANA
O bullet journal é divertido. Tentar fazer os desenhos, enfeites e caligrafias mantém tudo bem dinâmico e tal, mas o importante mesmo é manter a frequência. Use-o como seu caderninho de anotações principal pra criar o hábito de tê-lo sempre ali. Lembre-se de que ele é uma “zona livre de julgamentos”, onde você tem toda a liberdade. E toda noite, ou de manhã, quando começar seu dia, construa o daily log daquela data. Se migrar muito uma tarefa, tente entender o porquê. Ou cancele de vez. Vá devagar, respeite seu próprio tempo. E deixe o journal ser seu amigo.
Fonte: medium.com

No começo, que é basicamente uma fase de testes do que funciona ou não para nós. Seria bom, tomar cuidado com os gastos desnecessários: cadernos, canetas pra escrever, canetas pra enfeitar... Acessórios muito caros, podemos tentar fazer ou substituir com coisas que temos em casa.



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 
Estarei comentando com vocês sobre o BEDA (principalmente no Snap!!):

Um comentário

  1. Eu estou no meu segundo bujo, o primeiro era com pautas o segundo eu fiz o caderno com sulfite usando técnicas de encadernamento do youtube xD~ Até que ficou bom, mas sinto falta das linhas =P Comprei um monte de fitas washitape decoro tudo com elas e mais umas réguas que achei no Aliexpress ^-^ Só não consigo usar as canetas pinceis que comprei t.t

    Bjocas

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall