25 de dezembro de 2015

É, Natal...



O Natal é aquela época que ou se ama, ou se odeia. Na minha opinião, um dos fatores importantes que fazem alguém amar/odiar essa data comemorativa é o tal do "espírito natalino".


O "espírito natalino" o que me parece, é algo bastante capcioso. Pois, não envolve somente religiões&crenças. Todas as pessoas, mesmo aquelas que se considerem Ateus por exemplo, usam essa data para visitar os parentes e confraternizar com toda Família com toda a fartura de: comida e os presentes que envolvem a noite de véspera de Natal. O espírito natalino é: União e confraternização com a família e parentes... Nada a ver com religião.

O meu problema, não é necessariamente com o Natal... É a tentativa de enfiar o "espírito natalino" pela goela abaixo, ainda no final do mês de Novembro.

Nesse mês, as lojas e departamentos com decorações natalinas e para piorar, tocando o CD da Simone no ultimo volume: Então é Natal... Quando eu ainda estou fazendo uns 3ou9 trabalhos da faculdade com o prazo final no ultimo dia do mês de Novembro. 

Na maioria das vezes o "espírito natalino" vem um pouco tarde... Outras vezes, ele nem vem. Paciência...

Na véspera de Natal, antes de me deliciar com a ceia Natalina... Vou a missa, acho importante esse momento de conversar com Deus e agradeço por meio, das minhas orações para agradecer todos os momentos e acontecimentos do ano (principalmente nesse ano de 2015!). O Natal pontualiza os nossos próprios sentimentos. O "milagre natalino" não funciona como um "passe de mágica" para nos sentirmos melhores... O Natal só te fará feliz se você for Feliz no decorrer do ano.

Na infância, o Natal era um momento mágico! Eu curtia mais as decorações natalinas no centro da cidade e até das musicas natalinas das lojas... A árvore de natal na Beira-Mar, as atividades de natal na escola, os filmes clássicos, o especial da Xuxa de Natal os presentes mais desejados que são prometidos para as crianças no Natal.

Este ano, foi com a minha família. Sem parentes com a tal "falsidade natalina" e momentos constrangedores... Na casa dos meus avós maternos as ruas estavam levemente decoradas, enchi a barriga com a ceia e a sobremesa e as outras guloseimas que comi no caminho... E sentei na sala para ver o especial de natal na Globo.

Eu não suporto o sentimentalismo barato nessa época do ano. Principalmente, das pessoas que sentem obrigadas á fingir que está tudo bem e que, nada se passou durante o ano apenas porque é Natal. As "boas ações" e a solidariedade com o próximo deveriam ser exercitado todas as épocas do ano. Não é preciso ser Natal para todos se lembrarem de se darem bem uns com os outros.

FELIZ NATAL!!!


Depois de flopar vergonhosamente no projeto BLOG EVERY DAY CHRISTMAS no qual, eu mesma criei. Resolvi fazer um post-resposta dessa postagem aqui do blog Diário de uma Africana .

2 comentários

  1. O espirito de natal não existe mais faz tempo, acho que uns quase 10 anos que não vejo mais as pessoas ao meu redor felizes por ser Natal... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Natal, sempre gostei. Sempre gostei de ir na casa das minhas avós para comemorar, passar com a família (mesmo com alguns tios sempre brigando e tudo o mais), mas é família né? A gente aprende a conviver com as intrigas que não temos nada a ver.
    Já faz 5 anos que perdi minha avó materna e desde então passar o Natal com a família Belli (pais separados) sempre foi um pouco mais triste, mas sempre nos divertimos muito e fazemos o possível para manter a família reunida nem que seja um dia no ano.
    Esse ano perdi minha avó paterna e o Natal foi bem triste, pelo menos no meu ponto de vista. Agora a família não tem mais motivo pra se reunir pelo menos um dia no ano, fico triste com isso mas espero que meus tios aprendam a deixar as diferenças deles de lado, afinal, são irmãos.
    Mas enfim, esse ano passou tão rápido que eu nem consegui sentir o espírito de Natal porque não dava a impressão de que já era dezembro. Meu Deus e daqui a 4 dias já é ano novo. Socorro! kkk
    beijo

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall