1 de dezembro de 2019

Blogmas2k19: Blogagem Especial de Final de Ano


O calendário do Advento  vem dos Luteranos alemães, que, ao menos até o começo do século XIX, faziam a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal. Frequentemente, a contagem era feita com um simples risco de giz na porta a cada dia, começando em primeiro de dezembro. 

Algumas famílias tinham meios mais elaborados de marcar os dias, como acender uma nova vela (talvez a gênese das atuais coroas do Advento) ou pendurando um santinho na parede a cada dia. As velas também podiam ser colocadas em uma estrutura, que era conhecida como "relógio do Advento". Em dezembro de 1839 a primeira coroa do Advento pública foi pendurada na capela da Rauhes Haus (um orfanato) em Hamburgo, apesar de ter sido uma prática familiar em regiões de língua germânica da Europa desde o século XVII.


Eu, inclusive, conheci o conceito no grupo de jovens que eu frequentava quando eu era adolescente.
 O Advento inicia-se nas vésperas do domingo mais próximo de 30 de novembro (este ano será dia 03/12/2017) e acaba antes das vésperas do Natal (neste ano dia 24/12/2017). Os domingos do tempo do Advento chamam-se: 1º, 2º, 3º e 4º domingo do Advento. Este tempo que antecede o Natal é o primeiro tempo do calendário litúrgico. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo e as duas últimas duas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal.
Aqui na Blogosfera, essa  tradição já tem seu próprio nome: Blogmas! Os blogueiros fazem postagens com temas referentes as comemorações de natal.

Andei dando uma sumida da Blogosfera ... Mais adiante eu explico sobre o meu sumiço e sobre os assuntos corriqueiros da vida adulta.

 Nesse mês de Dezembro, voltaremos com a Blogagem Especial de Final do Ano! Que consiste em escrever  31 postagens especiais de Fim de Ano com temas referentes as comemorações de natal, ano novo e as retrospectivas de 2018.

O papel dos leitores nessa história é me amar e me apoiar independente de tudo isso, e estarem avisados que esse projeto está sendo encarado como uma grande diversão. Não levem a mal se houver textos xingando muito o Blogmas2k19. Mas, prometo que iremos nos divertir 
- e nos desesperar- muito durante a jornada...





Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 
Estarei comentando com vocês sobre o Blogmas2k19:

3 comentários

  1. Oi... Nossa, obrigado por dividir o conhecimento!!! Eu conhceia, o calendário de Advento, mas não fazia idéia da sua origem. E nem conhecia o termo para ele na blog esfera... Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa blogagem de final de ano, é um projeto bem legal que com certeza vai ter muitas postagens boas, já estou ansiosa pra ver projeto, desejo sucesso bjs.

    ResponderExcluir
  3. Blogagem Especial de Final de Ano é um projeto muito legal, especialmente quando os blogueiros são leais e não pagam depois, eu já vi isso acontecendo muito ...

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall