10 de novembro de 2023

LEITURAS DO MÊS: SETEMBRO.

 



No primeiro semestre, optei por dar um pause na criação de conteúdo (falei sobre isso no blog.) Mas, acabei lendo bastante nos finais de semana e no segundo semestre voltei ao meu ritmo de leitura normal.

📚: Amiga Genial - Elena Ferrante

A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, A amiga genial, é narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo o medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor.


📚:Os Dois Morrem no Final - Adam Silveira

No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.


A leitura do livro Os Dois Morrem no Final não seria para esse ano já que faz parte da categoria de  "livros hypados" e eu não tinha o livro fisico até então...

📚: Antropoceno - John Greem. 

Refletindo sobre temas que vão de Super Mario Kart e o pôr do sol a pinturas rupestres e o hábito de procurar estranhos no Google, os ensaios perspicazes e bem-humorados reunidos nesta coletânea são uma celebração genuína da capacidade humana de se apaixonar pelo mundo. O termo “Antropoceno” foi proposto para designar a era geológica atual, em que os seres humanos remodelaram o planeta e sua biodiversidade de maneira profunda, para o bem e para o mal.


A leitura de "Antropoceno: Notas Sobre a Vida na Terra" tem uma linguagem fluida e é dividido em capítulos curtinhos sobre temas diferentes, mas que na linha narrativa se equilibram muito bem. Escrito em parte durante a pandemia mundial de Covid-19 e baseado em seu podcast de sucesso, Antropoceno: notas sobre a vida na Terra nos guia pelas sutilezas dessa nova realidade e nos dá a segurança de que podemos até desconhecer o caminho que estamos seguindo, mas com certeza estamos em boa companhia. O livro carrega uma sensação tranquilizadora de que tudo tem um motivo por trás e carrega uma história, uma luta, um fragmento de esperança.

📚: Claros Sinais de Loucura - Karen Harrington 

Claros Sinais de Loucura é um romance que acompanha a passagem de infância para adolescência de Sarah Nelson. Sarah é uma pré-adolescente que é negligenciada pelos pais: A sua mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica; O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Por estar entrando na adolescência Sarah Nelson sente falta de uma figura materna por estar entrando na adolescência assuntos como: Primeira mestruação, beijo de língua e até um trabalho sobre a arvore genealógica da sua família que irão descobrir que a sua mãe está internada em uma clínica psiquiátrica e que pode ter herdado a genética da loucura de sua mãe.


Todas as Resenhas Literárias estão no Blog Expresso Literario.

Oi pessoal. Me contem:
Leram bastante esse mês? Já leram algum desses?

Nenhum comentário

Postar um comentário

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall