25 de março de 2019

Resenha: Luna Clara & Apolo Onze





Luna Clara & Apolo Onze
Ano: 2002 / Páginas: 328
Idioma: português 
Editora: Salamandra


Sinopse: O livro conta duas histórias paralelas. De um lado, em Desatino do Norte, está Luna Clara, uma menina de doze anos que mora com a mãe e nunca viu seu pai. Os pais se perderam logo após o casamento e nunca mais se encontraram. Luna passa todos os seus dias esperando na estrada seu pai chegar, trazendo com ele a chuva. De outro lado, em Desatino do Sul, está Apolo Onze, filho de Apolo Dez. A cidade de Apolo Onze está em festa há treze anos, desde o dia do seu nascimento. Todos na cidade se revezam entre o trabalho (afinal não é nada fácil organizar uma festa dessas), o descanso e as brincadeiras da festa. Apolo tem desejos de desejos, nunca descobriu nada no mundo que desejasse, mas quer descobrir. As vidas dessas duas cidades e dessas duas pessoas (Luna Clara e Apolo Onze) vão se cruzar e gerar muitos acontecimentos. Tudo isso, graças às coincidências coloridas.

"O Exército dos Cretinos disputava com o Exército dos Idiotas um trechinho de terra que não servia para nada, a não ser como desculpa."

"O único jeito de acabar com monstros imaginários é o desprezo. Para que perder seu precioso tempo com coisas que não existiam?"

"Querer é muito pessoal
Impetuoso.
Inconsequente.
Inconveniente."

"-E se eu procurasse a minha vontade por ai? Não queria ir para Desatino do Norte não queria voltar para Desatino do Sul, mas também não queria ficar ali naquele pedaço de mundo sozinho"

"QueTolicemeuDeuscomopodesecomplicaaindamaisomundocomumaestupidezdessas?"

"Os desejos antigos devem ficar muito entusiasmados quando se realizam, a ponto de se tornarem repetitivos."

"Será que as cabeças tem gavetas?"

"Uma lembrança, uma imaginação, uma decepção, uma nova esperança, uma reflexão, um dane-se, outro, muitos, tudo fora das gavetas, numa bagunça muito maior do que a do seu quarto."

Minha opinião: Eu não lembro exatamente quando eu adiquiri esse livro... Eu lembro que a vontade de lêr esse livro veio por causa de uma indicação de alguém nessa blogosfera louca... O livro trata de histórias de amor, de amizade, de família. Trata de encontros e desencontros, do destino, de escolhas e alegrias. Tudo isso narrado com muita magia e encanto. Mesmo sendo uma leitura voltada para o publico infanto-juvenil,não é um livro de leitura fácil para qualquer público, e requer um pouco de atenção maior ao ‘plot’ para não se perder no meio de tanta confusão. Mas, vale muito a pena a leitura, devo acrescentar. Aliás, o livro traz outro ‘plus’ positivo que é o fato de possuir ilustrações muito legais nos capítulos. Elas são bem simples e até mesmo um pouco vagas, mas dizem tanto sobre aquilo que se está lendo.

Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 

12 comentários

  1. Achei interessante este livro, gostei da dica
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Logo no inicio, a parte que fala que Luna não conhece seu pai, já me chamou muita atenção! Uma situação que muitos jovens passam sabe? Adorei a resenha, já quero ler esse livro! ❤

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Eu adoro livros para o público infanto-juvenil. Tem tanta magia e tantos aprendizados que servem para qualquer faixa etária.
    Fiquei interessada pela premissa do livro e curiosa sobre como a Luna Clara e o Apolo Onze se encontrarão.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Um livro lúdico, aparentemente infantil, mas repleto de reflexões e ensinamentos para a Vida! Adorei a resenha e a indicação!

    ResponderExcluir
  5. Que livro mais gracioso, fala de sentimentos importantes de uma forma lúdica muito atraente. Adorei a proposta. As ilustrações são um atrativo a mais, estão lindinhas!

    ResponderExcluir
  6. Há tramas que nos pegam de cara, né? Esse fato da personagem não conhecer o pai já prende o leitor de cara! No mínimo queremos saber o por que... Fantástico... E as ilustrações são muito belas mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu adoro livros infato-juvenis. Acredito que eles possam nos passar tantas mensagens incríveis. Ainda não tinha ouvido falar desse, mas achei muito lindinho. Fiquei doida nos quotes e bem curiosa com as ilustrações. Vou anotar a dica. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Não conhecia o livro, mas já gostei dele por tudo que narrou. Ando nessa vibe de livroa infanto-juvenis, eles são ótimos para nos apresentar leituras mais leves que podem nos ensinar bastante.
    Esse em particular me parece ser uma leitura interessante e que é capaz de nos prender. Já quero, dica anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da capa, e se tem ilustrações melhor anda. Eu doro livros assim, que são simples, objetvos e lúdicos, porque sempre trazem uma mensagem ser explorada. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. esse livro eu li quando tinha apanas 11 anos,eu achava que eu ia demorara muito para ler, pois ele parecia ser bem groso ,mas assim que comecei a ler me apaixonei pela historia, pelos personagem e quando vi já tinha acabado . essa historia vai ficar gravada na minha cabeça ,pois não e sempre que tem tanta confusão acontecendo ,em apanas 300 paginas .em dico para todas as pessoas que são a tantos a lei toura de livro pois se não ler com atenção vai ficar perdi-o.

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall